Núcleo da Justiça Restaurativa faz círculos de construção de paz em Lucas do Rio Verde e Sinop

0
95
Foto: TJMT
Cerca de 90 pessoas que atuam junto ao Judiciário de Mato Grosso participaram de círculos de construção de paz nas Comarcas de Lucas do Rio Verde e de Sinop entre os dias 22 e 24 de junho. Na oportunidade, a equipe do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), coordenado pela desembargadora Clarice Claudino, levou a apresentação de práticas restaurativas a autoridades, servidores e membros de redes de proteção.
“É um evento de sensibilização para que conheçam, de fato, as ferramentas da Justiça Restaurativa. Percebemos que após essas experiências, o engajamento na implementação das práticas é muito maior. A estratégia é que as pessoas, antes de instituírem os círculos em suas comarcas, saibam o que é, tenham a consciência. A partir da formação, eles poderão aplicar no local que trabalham”, explica a gestora-geral do Nugjur, Euzeni Paiva.
A juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Debora Roberta Pain Caldas, elogiou a experiência vivenciada pelo Círculo de Construção de Paz. “A participação nos possibilitou desenvolver fortemente a empatia pela história de cada um dos participantes e ampliou o respeito no patamar do coletivo”.
Em Sinop, os participantes foram integrantes de diversas instituições colaboradoras da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher e, de acordo com a magistrada, foi possível fortalecer a causa que une o grupo. “As técnicas trazidas pelas facilitadoras nos proporcionaram uma reflexão profunda sobre a importância do indivíduo e dos ganhos na ação conjunta, de forma estrutura, em Rede. O resultado foi fantástico e já estamos planejando outros dois grandes eventos da Justiça Restaurativa em Sinop, para o próximo semestre”, destacou.
Em Campo Novo do Parecis, o evento ocorreu entre dos dias 9 e 10 de junho e a sensibilização já rende frutos. Em agosto, já esta prevista a realização de um curso de formação de facilitadores.
Semana de Práticas Restaurativas em Primavera do Leste – A programação acontece entre os dias 27 e 30, quando serão realizados círculos de construção de paz e ainda ocorrerá a assinatura de um termo de cooperação com o município. O objetivo é ajudar na redução da crescente violência observada nas escolas após o retorno das atividades presenciais. No dia 30, ocorre um Seminário com palestras da desembargadora Clarice Claudino e do juiz coordenador Túlio Dualibi.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1 – Fotografia colorida onde aparecem os participantes de Sinop. Eles estão sentados em cadeiras dispostas em círculo. Em pé, está a juíza Débora Caldas que fala aos participantes. Imagem 2 – Fotografia colorida onde aparecem os participantes de Sinop. Eles estão sentados em cadeiras dispostas em círculo. Ao centro estão objetos usados durante a atividade.
Fonte: Andhressa Barboza | Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT