Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Rede de Enfrentamento passa por capacitação de nivelamento sobre violência doméstica

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

As forças de segurança e entidades que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres participaram, na manhã desta terça-feira (31), de uma capacitação para nivelamento. O encontro foi no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB subseção Lucas do Rio Verde.

A cerimônia oficial de abertura contou com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha, agentes da Guarda Civil Municipal que atuam na patrulha Maria da Penha, agentes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, representante do Ministério Público, OAB, Poder Judiciário e legislativo.

Durante o dispositivo, as autoridades falaram sobre a necessidade da discussão sobre o tema, além da importância de formação para os agentes que lidam diretamente com a situação de violência doméstica.

“A violência contra a mulher é sempre preocupante. Por meio da Rede de Enfrentamento, temos equipes que estão todos os dias trabalhando para chegar até essas mulheres que necessitam da nossa ajuda, mas nós precisamos aprender muito mais. Essa capacitação que está sendo oferecida vem ao encontro dessa nossa preocupação” destacou Janice Ribeiro.

O delegado Eugênio Rudy, responsável pelo Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, manifestou apoio à iniciativa de capacitação. “Esses treinamentos são muito importantes. Um servidor qualificado, ele entende melhor o que está fazendo, ele se conscientiza da importância da sua ação e isso reflete no trabalho desenvolvido”.

O comandante do 14° Comando Regional, coronel Fernando, disse que o trabalho em defesa da mulher deve ser prioridade e por isso a região passa por essas capacitações. Ele ainda destacou o trabalho integrado pelas instituições. “É muito interessante que as instituições estejam preparadas, caminhando juntas num caminho em que as estratégias sejam as mesmas, que tenham os mesmos focos, na questão do acolhimento, na defesa das mulheres em estado de vulnerabilidade”.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde integra a regra da Rede de Enfrentamento com as secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Saúde.

Sair da versão mobile