Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Saúde alerta população para os cuidados com picada de cobra

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde alerta a população sobre os cuidados com picadas de cobra, que produz veneno, e que podem ser fatais. Nesses casos, o soro antiofídico é o medicamento utilizado para tratar mordidas de cobras venenosas.

Na Microrregião do Teles Pires, em Mato Grosso, os soros antiofídicos são distribuídos pela Rede de Frio do Escritório Regional de Saúde de Sinop, o qual analisa estoque e distribui aos municípios da regional Teles Pires, incluindo Lucas do Rio Verde.

Esse estoque pode ser enviado a todos os municípios da regional ou centralizado nos hospitais regionais. Em Lucas do Rio Verde, a Central de Vacinas é quem recebe os estoques dos soros antiofídicos e, em seguida, entrega ao Hospital São Lucas, que é quem armazena e faz a administração do soro no paciente, conforme necessidade e tipo de picada.

A quantidade a ser distribuída aos municípios é definida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), conforme critérios do Ministério da Saúde, que não é de acordo com capacidade de estoque e, sim, com a demanda estadual, não sendo possível a compra do soro antiofídico por parte da prefeitura.

Na falta de estoque em Lucas do Rio Verde, os soros antiofídico estarão disponíveis nos hospitais regionais para estratégia do uso. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann, a referência de Lucas do Rio Verde é o Hospital Regional de Sorriso, onde o paciente é encaminhado para a assistência.

O Soro antiofídico

O soro antiveveno (antiofídico) é uma substância usada para tratar pessoas que tiveram veneno injetado em seus corpos através das mordidas ou picadas de um animal. Quando isso acontece, o soro é administrado, geralmente através de uma veia ou, menos frequentemente, através de um músculo.

O Soro antiofídico trabalha para neutralizar o veneno que está no corpo do paciente, reduzindo seus efeitos e evitando mais danos. No entanto, não pode fazer nada para alterar o dano que já foi feito.

O que fazer em caso de acidentes com animais peçonhentos

Algumas práticas, comumente conhecidas como corretas, podem não ajudar a vítima.

Lave abundantemente o local da picada, de preferência com água e sabão;

Evite o máximo que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno, caso seja possível, a mantenha deitada;

Caso a picada tenha ocorrido na perna ou no braço, mantenha os membros elevados para estimular a circulação;

Verifique se o local onde ocorreu o acidente está seguro e tente identificar o animal peçonhentos, se possível leve-o ao posto de saúde, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.

Orientações

É válido ressaltar que as medidas de prevenção evitam diversos acidentes. Algumas dicas importantes são:

– Mantenha o quintal, jardim e celeiros sempre limpos;

– Não acumule lixo e entulhos, principalmente ao redor da residência;

– Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

– Evite plantar trepadeiras e bananeiras próximo da residência;

– Ao realizar atividades rurais, de jardinagem e limpeza de paiol ou celeiros, utilize sempre roupas de manga longa, luvas de raspa de couro e botas de cano alto;

– Inspecione roupas e calçados antes de usar;

– Em caso de acampamentos, antes de se instalar inspecione bem o local e evite vegetações densas.

Sair da versão mobile