Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Secretaria de Saúde realiza 1º Simpósio de Pré-natal em Lucas do Rio Verde

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

No próximo sábado, dia 11 de junho, acontece o 1º Simpósio de Pré-natal da Atenção Primária de Saúde (APS) de Lucas do Rio Verde. A atividade faz parte do módulo I do Projeto de Intervenção in Loco, que teve início em abril de 2022 em todas as unidades de saúde, e os simpósios marcarão o final de cada módulo.

Secretaria de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM), criou o projeto com intuito de estruturar, capacitar e atualizar todas as equipes das unidades de saúde e os profissionais da Atenção Básica. O objetivo é a melhoria do atendimento prestado aos nossos munícipes e cumprimentos das metas estabelecidas pelo Programa Previne Brasil.

Sendo o Simpósio de nível técnico superior, a Secretaria de Saúde convocou três classes de profissionais, sendo estas: médicos, enfermeiros e odontólogos. Como incentivo a participar do evento, os profissionais convocados serão remunerados, porém o profissional que não participar não haverá prejuízo. Os demais profissionais foram convidados, incluindo participantes de outros municípios da região Teles Pires.

O projeto terá três módulos e, a cada três meses, será abordado um assunto primordial: o primeiro foi Manejo clínico do Pré-natal; o segundo módulo será Hipertensão Arterial; e o último Diabetes Mellitus na APS. Dentro dos módulos, estão previstas oficinas nas unidades de saúde e em grupos, um Dia D e a realização de um simpósio, conforme o tema trabalhado. A previsão de término desse projeto é dezembro de 2022.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, reforçou a importância do projeto e como tema inicial a assistência pré-natal. “A assistência ao pré-natal em momento oportuno é imprescindível e ter nossa equipe se capacitando para melhor atender os pacientes com a identificação e a intervenção precoce das situações de risco, bem como de uma referência hospitalar acessível e acolhedora, é entregar qualidade no atendimento. Esses são fatores determinantes para a saúde da mãe e do bebê”, pontua.

Sair da versão mobile