Simpósio aborda atendimento de gestantes na Atenção Primária de Saúde em Lucas do Rio Verde

0
179
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

O 1º Simpósio da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, Manejo do Pré-natal na Atenção Primária de Saúde (APS) foi realizado neste sábado (11). O evento, que iniciou às 7h, contou com palestras e mesa redonda com temas que objetivam aprimorar a organização da equipe multidisciplinar nos processos de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento focado no Método Clínico Centrado na Pessoa- MCCP e cumprimento dos indicadores determinados pelo Programa Previne Brasil.

Os temas das palestras foram: Assistência à Ginecologia e Obstetrícia na APS, indicadores do Previne Brasil e seus impactos para APS, atuação do enfermeiro no Pré-Natal, Assistência à Saúde Bucal para gestantes e Apresentação dos Protocolos Municipais de encaminhamento ao Pré-Natal na APS.

Um dos objetivos do projeto é implementar atividades que promovam a construção e permanência de processos na Educação Permanente em Saúde. De acordo com a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi, esse processo é fundamental para todos os profissionais da saúde. “Todos o conhecimento adquirido é indispensável para que o profissional atue com qualidade à frente da nossa população”, aponta.

Um dos facilitadores do evento foi o Drº Antônio Valderico de Morais Júnior, ginecologista que atende no Centro de Especialidades do Município com pré-natal de alto risco. Ele acredita que a capacitação seja fundamental para continuação de um bom atendimento nas unidades de saúde. “A atenção primária de saúde tem o poder de dar resolutividade nas gestações de baixo risco que somam 85% de todos os casos. A capacitação vem em boa hora porque ela nos impulsiona a contribuir à saúde geral e da população”, pontuou.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que um dos investimentos do planejamento anual de saúde de Lucas do Rio Verde tem como objetivo o incentivo da Atenção Primária em Saúde. “Demos início com o tema Pré-Natal e seguiremos depois com Hipertensão e Diabetes, são três situações que conduzimos muito bem na atenção primária e a capacitação modular de educação permanente, que envolve toda a equipe, possibilita que todos falem a mesma língua e consigam oferecer um bom atendimento e uma ótima assistência ao cidadão”, finaliza.

O programa de educação permanente da Saúde conta com três módulos. O primeiro foi Manejo clínico do Pré-natal; o segundo módulo será Hipertensão Arterial; e o último Diabetes Mellitus na APS. Dentro dos módulos, estão previstas oficinas nas unidades de saúde e em grupos, um Dia D e a realização de um simpósio em cada etapa, conforme o tema trabalhado. A previsão de término desse projeto é dezembro de 2022.