Alunos e professores da rede municipal participam de atividades sobre cooperativas escolares

0
145
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Cerca de 85 pessoas, entre alunos e professores da rede municipal, participaram de atividades sobre o programa Cooperativas Escolares, nesta semana. A iniciativa de responsabilidade social é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Fundação Sicredi, por meio da cooperativa Ouro Verde MT, com o de incentivar o protagonismo de adolescentes e jovens, proporcionando a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar.

Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a implantar o programa, com o surgimento da Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós. Além da unidade, outras três escolas fizeram a adesão e estão sendo capacitadas para os trabalhos com a formação de cooperativas escolares.

Nesta semana, estudantes das escolas municipais São Cristóvão, Cecília Meireles, Olavo Bilac e Eça de Queirós participaram de oficinas e os professores e coordenadores tiveram momentos para debater sobre planejamento. Também foram organizados encontros de orientação com pais de alunos.

“Foram momentos significativos para os estudantes, professores e comunidade escolar. Entre os assuntos estavam educação, formação e informação; adesão livre e voluntária; gestão democrática; e autonomia e independência, além de atividades sociais, econômicas ou culturais no contraturno. A proposta é capacitar os envolvidos no processo para que todos possam vivenciar os princípios do cooperativismo”, ressalta a coordenadora local do programa Cooperativas Escolares, professora Natália Gortz.

Os encontros desta semana ocorreram no espaço da sede administrativa do Sicredi e também da sede do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e contaram com a participação de 25 alunos da Escola São Cristóvão, 27 alunos da Escola Cecília Meireles, 27 alunos da Olavo Bilac, três professoras orientadoras e três coordenadores escolares.