Em reunião com líderes e representantes de movimentos culturais do Norte e Nordeste, na noite desta terça-feira (19), o prefeito Miguel Vaz e equipe apresentaram o resultado da pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade sobre as culturas nortista e nordestina em Lucas do Rio Verde. Durante o encontro, também foi tratado sobre os terrenos disponíveis para abrigar o CTNN. A definição do local depende apenas de aprovação da diretoria da associação.
A pesquisa cultural, realizada de 17 a 31 de maio, obteve 94 participações. De acordo com as respostas, a maior população se encontra nas regiões dos bairros Jaime Seiti Fujii e Tessele Junior. O questionário também apontou a opinião das pessoas relacionadas aos movimentos, tradições e representatividade.
Depois de apresentados os resultados, a Gestão Municipal explicou a situação do projeto de construção da sede do Centro de Tradições Norte e Nordeste – CTNN. A Prefeitura colocou à disposição dois terrenos, nos bairros com maior influência da cultura, considerando a ligação dos movimentos com as regiões e também a disponibilidade de área pública para o empreendimento.
“Apresentamos as duas opções e agora estamos aguardando que a diretoria ou esse grupo que esteve aqui, acompanhado da diretoria, tome a decisão de qual área seria a mais indicada, para que, a partir disso, a gente possa iniciar o processo de licitação e a construção desse importante espaço para cultura do Norte e Nordeste que é muito importante para a nossa cidade”, destaca o prefeito Miguel.
Paulo Sérgio, morador do Tessele Junior, mostrou contentamento com a reunião. “Esse encontro foi muito positivo porque, por parte da Prefeitura, a gente já saía daqui com o local definido e pronto para começar a obra. Por causa da associação, agora precisamos aguardar uma nova assembleia para definir o espaço.”
De acordo com o presidente da associação, os membros da diretoria devem realizar uma nova reunião para discutir o tema.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, secretária de Cultura, Luciana Bauer e secretário de Governo e Administração, Alan Togni.