Educação presta conta dos investimentos da Gestão Municipal no primeiro semestre

0
170
Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde realizou, na quinta (21) e sexta-feira (22), encontros com os conselhos deliberativos e o prefeito Miguel Vaz para prestação de contas referente aos primeiros seis meses deste ano. Conforme a pasta, a Gestão aplicou mais de R$ 74 milhões na educação municipal, entre as despesas correntes e investimentos.

Atualmente, a rede municipal de educação atende mais de 12 mil alunos, desde os anos iniciais, como berçário e ensino infantil, além dos ensinos fundamentais I e II.  Para atender a demanda, fazem parte da Secretaria de Educação 1.254 servidores, entre professores, auxiliares, técnicos e demais funções.

No primeiro semestre, a Secretaria investiu em palestras, cursos, oficinas e capacitações e grupos de estudos aos professores, realizados por meio do Centro de Formação.

Outros diversos programas e projetos também fizeram parte dos investimentos, como o programa Diálogos Socioemocionais, Ligando o agro e a cidade através da educação, Robótica em sala de aula, Cooperativas Escolares, A União faz a vida, Educação Especial, Anjos da Escola, Projeto Conectar, Projeto Transformando Experiências em Amor (TEA).

As melhorias são também em infraestrutura, com destaque para reformas no CEI Aquarela, CIEI Anjo Gabriel, escolas Vinícius de Moraes, Eça de Queirós e Caminho para o Futuro, Creche Anjo da Guarda, além de duas novas construções em andamento, nos bairros Vida Nova e Parque das Emas.

Entre as diversas aquisições, a Secretaria destacou a compra de dois ônibus escolares equipados com ar-condicionado, novos notebooks, computadores, um caminhão, além de outros materiais didáticos e pedagógicos.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, acrescenta que o encontro, além de uma oportunidade para apresentar tudo o que já foi feito, também apresenta os próximos passos em se tratando dos investimentos. Ela ressalta que os servidores da Educação receberam no encontro uma capacitação sobre a prestação de contas dos recursos.

“Apresentamos para os conselhos deliberativos das unidades escolares tudo o que foi feito nesses primeiros seis meses de 2022 na área da educação. Eles são um órgão importantíssimo na área da educação, pois têm autonomia de fiscalizar o dinheiro, mas também gerir”, disse Elaine.

“É importante olhar a educação como um todo em nosso município. A Educação é o segundo maior orçamento e temos a cada dia mais alunos. O desafio é grande e a participação de todos é extremamente importante. Temos tido um olhar atento para a Educação, do que fazer para sermos melhores, esse é o grande objetivo”, apontou o prefeito Miguel.

Participaram dos encontros: 

Equipe Gestora das Unidades Escolares da Rede Municipal
Vereadores
Presidentes de bairros
FME – Fórum Municipal de Educação
CTA – Comissão de Transporte Escolar
CAE – Conselho de Alimentação Escolar
CACS/FUNDEB – Conselho de Acompanhamento Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
CME – Conselho Municipal de Educação
CDCE – Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar da Rede Municipal de Gestores Escolares