A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a apresentação de duas novas profissionais que atuam em cirurgias odontológicas de alta complexidade em pacientes com deficiência do município. Esses procedimentos cirúrgicos já estão sendo realizados pelas profissionais odontológas no Hospital São Lucas (HSL).
A Secretaria de Saúde já realizou o mapeamento de pacientes que necessitam de cirurgias bucomaxilofacial em Lucas do Rio Verde, através das equipes dos PSFs. Outros pacientes também atendidos serão os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ao todo, são mais de 200 pacientes que receberão os procedimentos ofertados de forma gratuita.
De acordo com a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, os demais atendimentos ambulatoriais são realizados no PSF XVII por meio de credenciamento e os pacientes que necessitam de suporte hospitalar são realizados no Hospital São Lucas, por meio do Contrato de Gestão.
O bom estado bucal faz parte da saúde geral e, quando comprometido, influencia de forma negativa na qualidade de vida do indivíduo que precisa de atendimentos especiais. Por esse motivo, a secretária de Saúde acredita que a cirurgia tem a finalidade de suprir algumas necessidades odontológicas dessas pessoas, além de entregar ainda mais qualidade de vida aos pacientes.
Lucas do Rio Verde se torna município pioneiro na oferta das cirurgias bucomaxilofacial voltadas para Pessoa com Deficiência (PcD) em Mato Grosso, uma vez que os procedimentos eram realizados apenas pelo Governo do Estado. “Um serviço de referência no município que tem por objetivo maior conhecimento sobre abrangência da inclusão que esses atendimentos ofertam para esses pacientes. Foi um ano de articulação para entregar um trabalho, e nosso objetivo é que esse serviço se torne permanente no município”, pontua a secretária.
De acordo com a odontopediatra Fernanda Pillon, o Município propiciou qualidade de vida aos pacientes. “Antigamente, os pais precisavam levar seus filhos à capital, mas agora o atendimento será aqui na cidade. É gratificante ver os nossos pacientes serem atendidos em suas necessidades, nós investimos tempo para entregar o serviço de qualidade e o resultado se tornou palpável ao nosso município”, discorre.
Segundo a bucomaxilo Girliane Maia, a Gestão Municipal facilitou a vida desses pacientes. “É de fundamental importância reconhecer a necessidade de inclusão dessas pessoas, que carecem de cuidados especiais na saúde. Para mim, como cirurgiã, devolver qualidade de vida e convívio social a esses pacientes é impagável”, explica.
A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica e sua área de atuação compreende os traumas e fraturas dos ossos da face, patologias e tumores dos maxilares, alterações congênitas de crescimento facial (deformidades do crânio), doenças da Articulação Têmporo Mandibular (ATM), entre outras.
Girliane esclarece ainda que os atendimentos excepcionais exigem um tratamento especial, seja ele de alta ou baixa complexidade, pois, geralmente, são pacientes que não aceitam o tratamento dentro em consultório comum, precisando ser enviados ao centro cirúrgico. “Eles precisam de anestesistas, avaliação cardiológica, dentre outras avaliações profissionais. Além deles tomarem medicamentos potentes, precisam de um preparo pré, durante e pós-operatório”, explica.
A espera acabou para Mariza Lodi, que é mãe de um paciente que esperava há cinco anos a realização de um procedimento. “Ser atendido em casa, em Lucas do Rio Verde que é nossa casa, é uma vitória não só minha, não só do meu filho, mas para a nossa cidade, eu estou emocionada. O que aconteceu aqui foi a prova viva da humanidade do nosso gestor. O prefeito Miguel, a secretária Fernanda, a equipe em si, todos foram muito humanos, nenhum gestor comum faz o que eles fizeram”, finaliza.