Palmeiras não brilha, mas garante vitória importante contra o Cuiabá

0
135
Foto: SE Palmeiras

O Palmeiras voltou a campo nesta segunda-feira depois de sofrer com a eliminação na Copa do Brasil, na última semana. Contra o Cuiabá, o Verdão não fez um jogo brilhante, mas conquistou uma vitória fundamental para recuperar a moral e não deixar que resultados negativos abalem o planejamento da equipe.

Apesar de figurar na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá ofereceu dificuldade para o Palmeiras. António Oliveira, conterrâneo de Abel Ferreira, preparou uma linha de cinco defensores para segurar o ímpeto do time da casa. Com isso, as principais chances do Verdão vieram pelos lados, apostando nos cruzamentos.

Assim, a primeira grande oportunidade palmeirense foi aos sete minutos, quando Raphael Veiga cruzou pelo lado esquerdo da área e encontrou Mayke na segunda trave. O lateral cabeceou e viu Walter fazer boa defesa. Já o adversário tentava agredir em contragolpes rápidos, e dessa maneira chegou com perigo aos nove minutos, mas Alesson chutou por cima.

 

O Palmeiras teve a bola na maior parte da etapa inicial. Com o corredor central congestionado, Dudu e Scarpa acabavam bastante acionados pelos lados do campo. Sem muito sucesso nas jogadas individuais, ambos necessitavam do apoio dos laterais. Quando Mayke, pela direita, e Piquerez, pela esquerda, chegavam ao campo de ataque, o Verdão tinha mais volume ofensivo.

 

Outra arma sempre importante para o Palmeiras são as bolas paradas. Foi em cobrança de falta, aos 30 minutos, que a equipe voltou a assustar. Scarpa rolou para Gabriel Menino, que finalizou com veneno. Walter deu rebote, e Danilo chegou antes da zaga, mas finalizou por cima do gol. Na mesma moeda, o Cuiabá respondeu aos 32, quando Alesson cobrou falta lateral para dentro da área e a defesa palmeirense quase mandou contra a própria meta.

 

Na reta final, outra boa oportunidade surgiu em boa jogada coletiva que iniciou pela esquerda, com Dudu, e foi finalizada por Gustavo Scarpa, no lado direito. O camisa 14 fintou a marcação e chutou de direita, mas mandou para fora.

 

Para o segundo tempo, Abel Ferreira não fez substituições, mas uma mudança de posicionamento no ataque surtiu resultado. Na primeira etapa, Gabriel Veron saiu da referência para abrir espaço para as infiltrações de Raphael Veiga. Depois do intervalo, o jovem atacante passou a atuar mais centralizado, com a função de empurrar a linha defensiva do adversário e conquistar espaço para o Palmeiras trabalhar a bola.

 

Contudo, foi em um contra-ataque que o Verdão anotou o gol da vitória, logo aos quatro minutos. Mayke desarmou Valdívia no meio de campo e acionou Veron, que recebeu em profundidade, invadiu a área e chutou cruzado na saída do goleiro Walter. Além de dar a vitória, foi o gol de número 100 do Palmeiras em 2022.

 

A equipe tentou aproveitar o embalo do gol como tem se tornado característico nesta temporada. Veiga teve a chance de ampliar aos 11 minutos, ao completar cruzamento de Dudu, mas finalizou em cima de Walter. Aos poucos, porém, o ritmo foi diminuindo. Abel fez as alterações para não sobrecarregar fisicamente os titulares e criar novas alternativas para a partida. Do outro lado, António Olveira também fez mudanças para ganhar fôlego novo no ataque.

 

Foi na bola parada, mais uma vez, que o Palmeiras assustou novamente, aos 27. Scarpa bateu falta lateral em direção à área, e Murilo desviou de letra, quase anotando um golaço, mas Walter fez outra boa defesa. O goleiro do Cuiabá voltou a aparecer aos 39, ao defender chute de Wesley, que pegou a sobra na entrada da área.

 

Assim, sem muita inspiração, o Palmeiras voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de três rodadas e com a eliminação da Copa do Brasil no meio do caminho. Se o desempenho não foi brilhante, a vitória foi fundamental para os objetivos da equipe na competição de pontos corridos.

 

Com o triunfo, o Verdão chegou aos 33 pontos e retomou a liderança do Brasileirão, que havia ficado com o Atlético-MG no último final de semana. Abel Ferreira e seus comandados viram a página após a eliminação e levam o resultado positivo na bagagem para a próxima rodada. Na quinta-feira, o Palmeiras viaja para Belo Horizonte, onde enfrenta o América-MG, pela 17ª rodada.

 

Fonte: Guilherme Goya |  Gazeta Esportiva