A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde realizou, nesta quarta-feira (29), no Horto Municipal, o plantio de 300 sementes de árvores doadas para reflorestamento. Estiveram presentes na ação o secretário da pasta, Paulo Nunes, e representantes do Banco Amazônia, instituição que fez a entrega das sementes à Prefeitura.
A espécie doada pela instituição financeira é o paricá. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ela é indicada para o plantio em consórcios agroflorestais na região amazônica, despertando o interesse entre os produtores rurais devido ao crescimento rápido e pela qualidade da madeira. O paricá é uma árvore de porte médio a grande, apresenta copa ampla, com altura de até 30 metros.
O secretário Paulo Nunes agradeceu a doação e celebrou o interesse do banco em desenvolver práticas sustentáveis, frisando a necessidade de que elas caminhem também com o agronegócio.
“É importante agregarmos as duas secretarias, de um lado Agricultura e do outro lado o Meio Ambiente. O Banco da Amazônia se tornou um parceiro, da produção com sustentabilidade, uma das coisas que a gente defende também, ainda mais tendo a agricultura e o agronegócio como o carro-chefe da nossa economia. Começamos com uma pequena ação, mas que, com certeza, vai frutificar”, disse Paulo.
“Essa ação é pelos 80 anos do Banco da Amazônia, que comemoramos agora em julho. Como trabalhamos pensando na sustentabilidade e apoiamos o agronegócio, nós observamos aqui na cidade um trabalho muito satisfatório em termos de sustentabilidade. Que essas sementes virem mudas e que essas mudas se tornem uma pequena floresta”, acrescentou o gerente da unidade em Lucas do Rio Verde, Daniel Costa.