A primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro terminou neste domingo (17), com bola rolando em 15 jogos ao longo do dia. Os resultados da última rodada desta etapa confirmaram 16 equipes na sequência da competição.
+Confira a tabela completa da Série D do Brasileirão!
Confira detalhes das partidas e os classificados:
Grupo A-1
Amazonas-AM 6 x 0 Humaitá-AC
Já classificado e líder do Grupo A-1, o Amazonas-AM concluiu a primeira fase da Série D com goleada de 6 a 0 diante do Humaitá-AC, no Ismael Benigno, em Manaus. O resultado fez a Onça Pintada avançar com 31 pontos, enquanto o time acreano, com seis, ficou na sétima posição.
Dominando desde o início, o Amazonas abriu o placar com Ítalo aos 15 minutos, que recebeu passe de Robertinho na área e finalizou para o gol. Na marca dos 28, Henrique Ávila mandou de escanteio no segundo pau, e Ítalo fez o segundo dele e do time na partida. Aos 37, o camisa 9 foi servido por Figueroa e fez o terceiro: hat-trick. No segundo tempo, Figueroa, Marco Goiano e Lucão liquidaram a fatura.
Rio Branco-AC 3 x 0 Trem-AP
O segundo lugar do Grupo A-1 ficou com o Rio Branco-AC, que venceu o Trem-AP por 3 a 0, no Florestão, em Rio Branco, e avançou com 27 pontos. A equipe amapaense, com 16, se despediu da competição na sexta posição.
O Estrelão dominou o confronto em casa e abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, quando Natan cruzou para Wilker marcar de cabeça. No início do segundo tempo, aos três minutos, André Lessa recebeu em profundidade e mandou na saída do goleiro adversário para ampliar a vantagem. O Trem ainda teve chance de descontar em cobrança de pênalti, mas Fábio acertou o travessão. Para fechar, o Rio Branco marcou o terceiro aos 19, quando Ramon Santos acionou Wilker, que bateu de primeira direto para o fundo das redes.
São Raimundo-RR 1 x 1 São Raimundo-AM
No Estádio Canarinho, em Boa Vista, o duelo dos xarás São Raimundo-RR e São Raimundo-AM terminou empatado em 1 a 1. As duas equipes avançaram na competição. O time amazonense marcou com Felipe e se classificou ocupando o terceiro lugar no grupo, com 24 pontos. Tauan balançou as redes para a equipe de Roraima, que passou em quarto, com 23.
Grupo A-2
Pacajus-CE 3 x 1 4 de Julho-PI
A emoção tomou conta dos confrontos pelo Grupo A-2, que ainda tinha duas vagas abertas para a próxima fase. Uma delas ficou com o Pacajus-CE, que venceu o 4 de Julho-PI por 3 a 1, no Estádio João Ronaldo, e avançou na competição. Aos 21 minutos do primeiro tempo, André Cassaco apareceu pela esquerda para pegar rebote e abrir o placar para os donos da casa. Na volta do intervalo, Ramon completou escanteio, na marca dos 15, e ampliou a vantagem. Logo depois, aos 23, mais um gol após cobrança de escanteio: Edson Reis pegou a sobra dentro da área e fez o terceiro. O Colorado descontou aos 38, com Fernando, mas o resultado seguiu favorável à equipe cearense.
Com o triunfo, o time cearense se classificou ocupando o terceiro lugar, com 20 pontos e dois gols de saldo. A equipe piauiense, com 13, terminou na oitava posição.
Fluminense-PI 1 x 2 Juventude-MA
Jogando no Albertão, em Teresina, o Juventude-MA visitou o Fluminense-PI e ficou com a última vaga do grupo ao vencer por 2 a 1. O primeiro gol do confronto saiu na marca dos 50 minutos da etapa inicial, quando Cris Maranhense cabeceou na área, e Zé Artur pegou de primeira para balançar as redes. No segundo tempo, o Flu empatou aos 34, quando Janeudo aproveitou boa oportunidade no ataque para, livre, completar para o fundo do gol. Mas os visitantes não perderam tempo e, no minuto seguinte, voltaram a ficar em vantagem. Após bola alçada na área, Clessione desviou de cabeça para dar a vitória ao Poraquê.
O resultado classificou o Juventude para a próxima fase ocupando o quarto lugar do grupo, com 20 pontos. O Flu, com 17, ficou na quinta posição e não avançou.
Moto Club-MA 2 x 0 Castanhal-PA
Líder do Grupo A-1, o Moto Club-MA recebeu o Castanhal-PA no Castelão, em São Luís, e venceu por 2 a 0. O resultado fez o time maranhense avançar à próxima etapa com 28 pontos, no topo da chave. A equipe paraense, que ainda tinha chances de se classificar, acabou ficando com 17 pontos, na sexta posição.
O Moto abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo, quando Ronald avançou pela esquerda e tocou para Cleitinho. O camisa 7 finalizou no travessão e viu a bola entrar após desvio em si mesmo. Para liquidar a fatura, já nos acréscimos do segundo tempo, Eliomar completou cabeçada de Jair para o fundo das redes.
Tuna Luso-PA 5 x 3 Tocantinópolis-TO
Com os caminhos já traçados na competição, Tuna Luso-PA e Tocantinópolis-TO se enfrentaram no Estádio Francisco Vasques, em Belém. A equipe da casa venceu por 5 a 3 e encerrou sua participação na sétima posição do Grupo A-1, com 13 pontos. O time de Tocantins, com 22, avançou ocupando a vice-liderança, com 22.
Oito gols agitaram a partida em Belém. O TEC saiu na frente aos 16 minutos do primeiro tempo, com Marcinho, enquanto Jayme empatou para a Tuna Luso na marca dos 39. No segundo tempo, os donos da casa viraram nos primeiros 15 minutos, com gols de Fernando e Kaique, de pênalti. Depois, o Tocantinópolis balançou as redes com Bambelo e Wanderson e voltaram a ficar em vantagem. E, já nos acréscimos, Lukinha e Igor marcaram para decretar a vitória da Tuna Luso.
Grupo A-5
Brasiliense-DF 1 x 1 Anápolis-GO
Líder do Grupo A-5, com 33 pontos, o Brasiliense-DF entrou em campo com a classificação já confirmada para a próxima fase da Série D. No Abadião, em Ceilândia (DF), o Jacaré empatou em 1 a 1 com o Anapólis-GO, que também avançou na competição ocupando o segundo lugar, com 25 pontos.
O confronto teve um gol em cada etapa. Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, Batista colocou o time goiano na frente. O Brasiliense empatou já no apagar das luzes, aos 49 do segundo tempo, com Zotti.
Costa Rica-MS 0 x 3 Ceilândia-DF
Com 21 pontos, o Costa Rica-MS avançou na terceira posição do grupo mesmo com a derrota por 3 a 0 para o Ceilândia, no Laertão, em Costa Rica (MS). A equipe do Distrito Federal ficou no quinto lugar, com 20.
Ainda com chances de avançar, o Ceilândia se lançou ao ataque e balançou as redes três vezes, com Americano, Clemente (de pênalti) e Maycon Valeriano. No entanto, a combinação de resultados da última rodada não foi positiva para a equipe se classificar.
Operário-MT 1 x 0 Iporá-GO
Quem ficou com a quarta vaga do Grupo A-5 foi o Operário-MT, que venceu o Iporá-GO por 1 a 0 e avançou com 21 pontos. O time goiano, com 15, terminou na sexta posição. O único gol da partida disputada no Dito Souza, em Várzea Grande (MT), foi marcado por Tom, aos oito minutos do segundo tempo.
Grêmio Anápolis-GO 4 x 1 Ação-MT
Na despedida de Grêmio Anápolis-GO e Ação-MT da Série D, o time goiano venceu por 4 a 1 no Jonas Duarte, em Anápolis (GO). Marcos Brazion, Philippe Costa (duas vezes) e Guilherme Marques marcaram para os donos da casa, que terminaram a competição na sétima posição do grupo, com 14 pontos. O Ação, que marcou com Val Paraíba, ficou no último lugar, com cinco.
Grupo A-7
Portuguesa-RJ 2 x 0 São Bernardo-SP
A Portuguesa-RJ se classificou na Série D ocupando o terceiro lugar do Grupo A-7, com 21 pontos. No Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, a equipe carioca bateu o São Bernardo-SP por 2 a 0 – o time paulista avançou na liderança da chave, com 27.
A Lusa abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos nove minutos, com Douglas Skillo. Já na etapa complementar, Watson ampliou na marca dos 17.
Paraná-PR 0 x 1 Oeste-SP
No Durival Britto, em Curitiba, o Oeste se classificou para a próxima fase ao vencer o Paraná por 1 a 0. O resultado deixou o time rubro-negro na quarta posição do Grupo A-7, com 20 pontos. A equipe paranaense, com 23, avançou ocupando o segundo lugar.
Jogando em casa, o Paraná foi quem criou as principais chances de abrir o marcador. O Oeste, segurando a pressão e tentando o resultado positivo para avançar na competição, conseguiu balançar as redes somente aos 43 minutos do segundo tempo. Após bate-rebate na pequena área, a bola tocou no braço de Victor Caetano e o árbitro assinalou o pênalti. Popó cobrou firme e garantiu a vitória do time paulista.
Cianorte-PR 0 x 1 Nova Iguaçu-RJ
Ainda com chances de avançar, o Nova Iguaçu-RJ fez a parte dele ao vencer o Cianorte-PR por 1 a 0, com gol de Leonardo, no Albino Turbay. No entanto, os resultados da última rodada deixaram a equipe carioca na quinta posição do Grupo A-7, com 20 pontos e menor saldo de gols que o quarto colocado. O Cianorte, com 14, encerrou sua participação ocupando o sétimo lugar.
Santo André-SP 3 x 0 Pérolas Negras-RJ
No Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP), a equipe da casa recebeu o Pérolas Negras-RJ para a despedida na competição, onde ambas já não tinham mais chances de avançar. Os paulistas venceram por 3 a 0, com dois gols de Dioran e um de Maicon, e terminaram na sexta posição do grupo, com 15 pontos. O time carioca, com oito, ficou no oitavo lugar.
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Luiz Erbes/AGIF