Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Exposição museológica sobre história da cidade estará na Expolucas 2022

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde lançará, na noite desta quarta-feira (03), a Exposição Museológica “Diálogos e Memórias”, que visa contar a história da cidade através de narrativas em painéis.

Os visitantes terão acesso a três narrativas: Pré-colonização, Colonização e Símbolos e autoridades municipais da cidade.

A primeira narrativa traz informações e imagens do período de pré-colonização da cidade, trazendo imagens do início dos trabalhos de asfaltamento da BR-163, entre Cuiabá-MT e Santarém-PA. Será possível saber também sobre a vida e as dificuldades enfrentadas pelos posseiros que ocuparam as terras luverdenses antes da chegada dos colonos vindos de Ronda Alta (RS).

A segunda narrativa trata da colonização de Lucas do Rio Verde, mostrando como se formaram alguns dos primeiros assentamentos rurais e um pouco mais sobre o início da cidade de Lucas do Rio Verde.

Na terceira narrativa são apresentados os símbolos, armas e monumentos, além das autoridades municipais desde a emancipação política de Lucas do Rio Verde.

O trabalho foi produzido pela equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, após um ano e meio de pesquisa e catalogação do material.

Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o objetivo é que a exposição circule na cidade para que todos os cidadãos tenham acesso, através do projeto Museu Itinerante.

“A história de Lucas do Rio Verde precisa ser conhecida e valorizada, para que todo esse processo de construção do município permaneça firme em nossas memórias. Através do Museu Itinerante, levaremos a exposição para escolas e instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, para maior conhecimento dos alunos”, explicou a secretária.

Na última semana, a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o site oficial do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, onde os cidadãos podem conhecer mais da história da cidade, além de fazer um Tour Virtual através do site: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/museu/.

A Exposição Museológica “Diálogos e Memórias” estará aberta ao público de 03 a 07 de agosto, das 18h às 22h, no estande da Prefeitura na Expolucas.

Sair da versão mobile