Lucas do Rio Verde se classificou para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, que tem por objetivo estimular os alunos a carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, contou com a participação de 24 equipes, divididas entre as escolas municipais de Cuiabá, Sorriso e do município luverdense.
O evento aconteceu no último sábado (27), no Ginásio Didé Martins, no Tessele Junior, e contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, que parabenizou os alunos pelo esforço e empenho dedicado ao aprendizado da robótica.
“É motivo de orgulho saber que os nossos alunos estão preparados para competirem a nível estadual em um evento tão importante da educação. O nosso propósito é criar um ambiente de inovação dentro das unidades escolares e proporcionar para mais turmas o ensino tecnológico”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.
Para a secretária de Educação, Elaine Lovatel, as crianças e adolescentes estão se desenvolvendo cada vez mais com o ensino tecnológico e o objetivo é oferecer a matéria da robótica para ainda mais alunos.
“Esse é o resultado de muito trabalho que vem sendo realizado dentro das unidades escolares, de sempre buscar inovações para os nossos estudantes. Acreditamos que nós temos o potencial de fazer ainda mais, para que no próximo ano mais crianças sejam atendidas e possam participar das olimpíadas”, comentou a secretária.
Para o coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Ronam Martins, a melhor maneira de popularizar a tecnologia é colocando os conceitos em prática e o estudo da robótica abrange todas as áreas de conhecimento.
“Ao longo dos 16 anos da história da OBR, é a primeira vez que a etapa estadual sai de Cuiabá. A realização do evento em outras cidades ajuda a promover o desenvolvimento da educação tecnológica. Nada disso seria real se não houvesse a participação dos estudantes e professores no processo”, explica Ronam.
Cerca de 100 alunos participaram da olimpíada. Alguns deles participaram pela primeira vez, como foi o caso da estudante Larissa Muniz. Aluna do Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso, ela fez parte da equipe “Tech Girls”, que levou para casa quatro medalhas, nos quesitos designer, dedicação, programação e escola pública.
“Estudo robótica desde o ano passado. A robótica me fez aprender a ter mais paciência porque para aprender precisa ter muita calma e usar muito o cérebro. Indico essa matéria para outras crianças, é muito bom, é um jeito diferente de brincar e aprender”, contou Larissa.
A equipe “Tesla Bot”, da Escola Municipal São Cristóvão, será a responsável em representar os luverdenses na etapa nacional. Orientada pelo professor de informática, Genivaldo da Rocha, a equipe é formada pelos alunos Creiton Castilho (8º ano), Gustavo Bobato (9º ano), José Vieira (9º ano) e Thiago Ambósio (8º ano). Eles têm aula de robótica uma vez por semana na escola e participaram pela primeira vez da competição.
“Não esperávamos ganhar por conta das outras escolas que também são muito boas, mas foi muito divertida a competição. Nós fizemos alguns cursos e fomos avançando aos poucos. Daremos o nosso melhor na etapa nacional para dar muito orgulho a todos”, disse Gustavo Bobato, integrante da equipe.
A etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada no mês de outubro, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.