Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Bombeiros controlam incêndio em barracão e rolos de algodão em Lucas do Rio Verde

Na tarde desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros Militar, por intermédio da 13ª CIBM, foi acionado via 193 para atender um incêndio de grandes proporções em indústria de algodão no bairro Setor Industrial I em Lucas do Rio Verde.

Prontamente, foi deslocado o trem de socorro com 10 (dez) bombeiros militares para o sinistro. No local foram estabelecidas 02 linhas de combate em 02 pontos distintos, otimizando o alcance de combate e com o avançar do processo de minimização das chamas, as equipes foram reposicionando conforme a dinâmica das chamas e a direção do vento.

Os bombeiros militares, com apoio logístico da própria empresa, usando os preventivos fixos como os hidrantes, além de diversos funcionários, conseguiu realizar a extinção em 100 rolos de algodão in-natura, que estavam acondicionados no pátio, evitando que se propagasse para mais rolos que ali também se encontravam. Esse prejuízo ficou estimado em R$ 1,5 milhão.

Além disso, haviam toneladas de caroço-algodoeiro estocados dentro de um armazém, local onde o incêndio também estava na fase ativa e crescente. Deste modo, com toda a logística empenhada, e várias linhas de combate, algumas com caminhão pipa da própria empresa e de terceiros que se mobilizaram em apoio, a equipe obteve êxito após 04 horas continuas de emprego das táticas e técnicas de combate ao incêndio industrial na carga de algodão.

O incêndio foi controlado, após cerca de uso de 200 mil litros de água. Depois, seguiu-se o resfriamento da carga, abafamento via canhão com uso de LGE, o que auxiliou na mitigação da fumaça e da propagação da caloria para outros setores, também com imensos estoques de algodão desta indústria têxtil. As causas do incêndio necessitam de perícia para serem confirmadas. Segundo a Administração da empresa, as estimativas preliminares são prejuízos de ordem milionária, porém a carga do armazém ainda não foi totalmente contabilizada. Após o rescaldo total do perímetro, a guarnição retornou à base.

Foto: Sd BM Alcssandre
Foto: Sd BM Alcssandre
Foto: Sd BM Alcssandre
Foto: Sd BM Alcssandre
Sair da versão mobile