Quatro candidatos colocaram seus nomes a disposição para disputar o Palácio Paiaguás, sede do governo mato-grossense.
Eles têm até a próxima segunda-feira para fazerem o registo da candidatura junto a Justiça Eleitoral, da chapa definida em convenção partidária realizada até a ultima sexta-feira.
O primeiro turno acontece no dia dois de outubro e o segundo no dia 30 do mesmo mês. O estado nunca teve segundo turno para governador.
A mulher do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, primeira-dama Marcia Pinheiro é candidata ao Governo de Mato Grosso. Ela tem 54 anos é paranaense, formada em administração e pós-graduada em gestão pública. Marcia, que é do PV, foi confirmada como candidata pela federação formada pelo PT, PCdoB e o próprio Partido Verde.
O governador Mauro Mendes vai a reeleição. Mauro está no Governo do Estado desde 2019. Com 58 anos, é goiano e engenheiro eletricista. Ele já foi prefeito de Cuiabá.
O União Brasil é o partido de Mauro Mendes, que forma coligação com MDB, PL, Cidadania, Pros, PSDB, PSB, Podemos e Republicanos.
Moisés Fraz é mais um dos candidatos ao Paiaguás. Ele é do PSOL, tem 35 anos, natural do estado de São Paulo e servidor público estadual. O PSOL forma coligação com o Rede Sustentabilidade.
Já o PTB, sozinho, lançou a candidatura do pastor Marcos Roberto Lessa Ritela. Com 45 anos, é paranaense e membro da Assembleia de Deus há mais de 20 anos.