Realizada nesta manhã (12), a Sessão Ordinária de N. 28 que resultou na aprovação de três Indicações, dois Projetos de Leis e três Moções de Aplausos. Oito vereadores participaram, sendo que o vereador Márcio Albieri não esteve presente, pois está na capital em busca de recursos para o município através de Emendas.
Aprovado em primeira votação o Projeto de Lei N. 61/2021 de autoria dos vereadores Márcio Albieri, Marcos Paulista, Ademilson Pereira e Wlad Mesquita que institui o Programa Municipal de plantas medicinais aromáticas, condimentares e de fitoterápicos.
Outro Projeto de Lei aprovado em primeira e única votação foi o de N. 33/2022 de autoria dos vereadores Ideiva Foletto e Gilson de Souza que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher. As mulheres são conhecidas pela sua veia empreendedora, possuem maior sensibilidade no trato com as pessoas, são criativas, determinadas e exercem liderança com profissionalismo, estando sempre atentas a evolução dos negócios. Estimular o empreendedorismo feminino é incrementar o desenvolvimento social e econômico do município.
Todo o processo auxiliará as mulheres que hoje empreendem na informalidade e àquelas que desejam ser empreendedoras a não temem abrir um negócio diferenciado, mesmo no complexo ambiente de negócios brasileiro que envolve obrigações fiscais, juros altos, carga tributária elevada e incidência de taxas e burocracia que dificultam o acesso ao crédito.
Três Moções de Aplausos foram aprovadas, sendo duas do vereador Márcio Albieri e uma do vereador Noel Dias.
– Moção N. 38/2022 – Externa aplausos a Força Tarefa Voluntária de engenheiros, arquitetos e técnicos para a elaboração de todos os projetos do prédio da defensoria pública, núcleo Lucas do Rio Verde
– Moção N. 48/2022 – Externa aplausos a CDL de Lucas pelos 15 anos de existência e inauguração de sede própria no município.
– Moção N. 49/2022 – Externa aplausos a. Adércio Nogueira Neponoceno, servidora da Prefeitura.
Um total de três Indicações foram feitas pelos vereadores, entre elas estão:
De autoria do vereador Ademilson Pereira – Indica a necessidade da implantação de uma lombada redutora de velocidade em frente ao portão de acesso da escola Apae localizada na Avenida Pará.
Considerando que o fluxo de veículos nas proximidades da escola é intenso, que inúmeros pais e alunos fazem a travessia da via principalmente em horários de grande movimento e que a escola precisa deslocar um professor para fazer o monitoramento da travessia destes alunos no local, é necessária essa lombada.
De autoria do vereador Gilson de Souza – Indica a necessidade de executar pavimentação no acesso ao Ginásio Didé Martins e à área de atletismo da Praça do Bairro Tessele Júnior e a demarcação do estacionamento disponível.
O acesso até o ginásio e à área de atletismo atualmente é de solo natural muito degradado e desnivelado, dificultando a acessibilidade de todos, em especial, das crianças e adultos com limitações físicas. Grande parte de terra utilizada hoje pelos munícipes em tempos de seca, produz excessivo volume de pó decorrente ao tráfego e em tempos chuvosos é tomado pela lama.
De autoria dos vereadores Gilson de Souza, Daltro Figur, Ideiva Foletto, Noel Dias, Sandra Barzotto e Wlad Mesquita – Indicam a necessidade de aquisição de cadeiras ginecológicas para equipar as Unidades Básicas de Saúde Familiar – PSF’s.
Essas cadeiras serão utilizadas para realizar os exames de rotina e as coletas dos preventivos e irão proporcionar consultas médicas mais apropriadas, possibilitando as pacientes maior conforto, facilitando também o trabalho da equipe médica por contemplar em sua estrutura de fábrica, todos os acessórios necessários para a realização dos atendimentos.