A Brigada Estadual Mista da 13ª CIBM foi acionada pela para verificar um “incêndio em floresta” próximo a região do Campinho Verde em Lucas do Rio Verde. No local deparou-se com um incidente de incêndio em plantação e em área de armazenagem de algodão/produto da colheita.
De imediato, foi acionado reforço do AT-507, viatura de combate a incêndio florestal. A equipe do CBMMT atuou fazendo reconhecimento da área e coleta de informações e, em seguida, no gerenciamento dos materiais e maquinários locais disponibilizados pela comunidade local, fazendo combate a uma distância segura.
Considerando que muito próximo aos rolos de algodão em chamas havia uma edificação, uma área de floresta e a sobra da colheita seca, foram iniciados aceiros úmidos entre os mesmos para isolar e evitar a propagação para essas áreas.
O produto em chamas (rolos/fardos brutos de algodão), de difícil combate, até mesmo pela enorme quantidade de 1100 rolos bem próximos uns aos outros, dificulta o controle e extinção do incêndio. Além disso, foi mantido resfriamento da edificação ao lado é feito controle da queima do fardos de algodão devido a pouca efetividade da água neste tipo de material em chamas.
Foram dois dias intensos de trabalho e as equipes ficaram até quando a chuva amenizou as chamas e retornou pela manhã do mesmo dia bem cedo no local para orientar os trabalhos de revirada, isolamento e resfriamento do material, até que se tivesse uma segurança do total controle do incêndio.