Médicos e enfermeiros participam de simpósio sobre hipertensão arterial

0
205
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Com o foco na capacitação constante, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no último sábado (24), o 2º Simpósio sobre o Manejo Clínico da Hipertensão Arterial na Atenção Primária em Saúde. O encontro foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Ao longo do dia, enfermeiros, médicos e convidados da região Teles Pires foram envolvidos em uma programação que tratava das doenças crônicas na atenção básica. Relacionado a isso, houve a explanação sobre a atuação do serviço de saúde no acolhimento e assistência, protocolos, cuidados e riscos da Hipertensão Arterial Sistêmica, atendimento focado no Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), além de estudo de casos clínicos.

Os assuntos foram abordados pelos especialistas convidados pela secretaria, Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e Dra. Ângela Sutter, nefrologista.

A formação deste sábado marcou o encerramento de um ciclo do Projeto de Intervenção In loco (PIL), realizado nas unidades. O trabalho é desenvolvido pela Escola de Saúde Pública Municipal e Comissão de Integração Ensino-serviço – CIES Municipal que, há cada três meses, discute um tema diferente com auxílio dos profissionais.

“Os médicos e enfermeiros foram o público-alvo desta capacitação por serem profissionais que atuam diretamente, não só na assistência, mas sim com as prescrições para esses pacientes”, destaca Tatiani da Rocha, coordenadora da Escola de Saúde e CIES Municipal.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, participou da roda de conversa e discussão de casos. Para ela, a capacitação oferece segurança ao profissional e um melhor atendimento ao paciente. “Ações como essa resultam em maior resolutividade na atenção primária de saúde, diminuindo os encaminhamentos para os especialistas, que muitas vezes acontecem sem necessidade. O nosso objetivo é esse, manter o processo de educação permanente, até porque os protocolos, as diretrizes clínicas vão modificando e nós precisamos estar atualizados para ofertar o melhor para nossa população”, destaca.