ANTT anuncia a concessão de mais dois trechos de ferrovia para Mato Grosso

0
217
Foto: Agência Brasil

Segundo estimativa do Movimento Pró-Logística, o transporte ferroviário no traçado de Santa Rita do Trivelato e Sinop e entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, deve começar a rodar entre 2038 e 2040.

Os dois novos trechos de ferrovia tiveram autorização assinada pelo governo federal esta semana.

As duas autorizações de construção foram concedidas pela ANTT, Agência Nacional dos Transportes Terrestres e Ministério da Infraestrutura para a empresa Rumo S.A.

A estimativa é de mais de 11 bilhões de reais em investimentos, além da geração de 54 mil empregos diretos e 25 mil empregos indiretos no estado.

De acordo com o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, os dois trechos têm como objetivo ampliar a rede de alimentação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, conhecida como Ferronorte, que já tem trilhos em Rondonópolis.

Vaz explicou que os trechos concedidos agora vão demorar muito para ficar prontos, já que a Rumo S.A. tem que investir em outras obras ferroviárias, como é o caso da linha ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, para depois pensar em começar novos trechos.

Segundo a ANTT, a primeira linha vai operar no trecho entre Santa Rita do Trivelato e Sinop. Ao todo serão 250 quilômetros que vão servir para o transporte de produtos agrícolas e industrializados, além de fertilizantes.

Já a linha férrea entre Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira terá 498 quilômetros.

O ramal vai possibilitar o transporte de produtos agrícolas e industrializados e fertilizantes.

O diretor do Movimento Pró-Logística disse ainda que é preciso insistir nas obras da Ferrogrão, que ligará Sinop a Miritituba, no Pará.