A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, finalizou a restauração de quatro monumentos históricos da cidade. As esculturas sofreram com as ações de vândalos na cidade e também se deterioraram por conta das mudanças climáticas, sendo necessárias as manutenções.
A reforma das esculturas das Emas, Voo da Liberdade, Bíblia Sagrada e Garis durou dois meses e recebeu investimento de R$ 42 mil. Localizadas na rotatória do Paço Municipal, as emas foram as primeiras restauradas. Elas receberam a reposição das penas de metal que foram quebradas, pintura na parte externa danificada pelo sol, soldagem nos pontos de ferrugem, entre outras melhorias.
A escultura do Voo da Liberdade, que fica em frente ao Mercado do Produtor, e a escultura da Bíblia Sagrada, localizada no bairro Jardim Amazônia, receberam uma nova pintura e o reparo nas partes enferrujadas. O trabalho de restauração dessas três obras foi feito pelo artista Ivaldo Rodowasnki, também responsável pela construção das mesmas.
Já o monumento dos Garis, localizado na Praça do bairro Imperial, era o mais danificado, com as ferragens expostas e um dos garis sem o braço. Foi feito o trabalho de recuperação total e uma nova pintura nas três esculturas, pelo artista plástico Jackson Moura, que também foi responsável pela construção da obra.
Como denunciar
A população pode denunciar qualquer ato de vandalismo ao patrimônio público através do Aplicativo Lucas Cidadão, da Ouvidoria do Município pelo número 0800 646 4004 (ligação gratuita) ou acionar a Polícia Militar pelo 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.