Para impulsionar a criação de novas micro e pequenas empresas, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Junta Comercial (Jucemat) e Agência Desenvolve-MT vêm fortalecendo o setor com a implementação de políticas públicas voltadas ao setor, investindo e ofertando linhas de crédito, consultorias e tecnologia.
Entre as ações promovidas pela Sedec -MT, está o já consolidado “Circuito Empreendedor”, de incentivo a quem sonha em abrir o próprio negócio. inserido no programa Pensando Grande para os Pequenos, instituído pelo governo estadual em 2019, o Circuito Empreendedor, somente este ano, já percorreu 90 municípios mato-grossenses.
A ação visa garantir informações necessárias aos empreendedores para diminuir a informalidade e fomentar a economia estadual e oferece aos micro e pequenos empreendedores palestras, consultorias, oficinas, atendimento, informações sobre linhas de crédito e orientações técnicas, entre outros, ao lado d diversas instituições parceiras.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, as ações do Governo de Mato Grosso foram importantes e significativas para o crescimento da economia estadual.
“Mato Grosso é o estado onde mais se abriu empresas, principalmente pequenas. Agora, com o Fundo Garantidor, vai avalizar os pedidos de empréstimo tanto rural quanto urbano, especialmente para os não possuem garantia real. O Governo estadual democratiza o acesso às linhas de crédito. A desburocratização, os incentivos fiscais por adesão, a segurança jurídica, os investimentos na saúde, na educação e na segurança pública foram de suma importância, porque ninguém investe e quer viver em um Estado sem uma boa saúde, boa educação, boa segurança pública e boa oportunidade de negócio”, pontua César Miranda.
Secretário César Miranda
A desburocratização dos incentivos fiscais e a facilitação das linhas de crédito incentivam novos empreendedores. Por meio da Desenvolve-=MT (Agência de Fomento de Mato Grosso) e do MT Garante (Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso), vinculado à Sedec MT, foram financiados R$ 100 milhões, com o aval do Governo do Estado.
Segundo o secretário Adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Paulo dos Santos Leite, muitos empreendedores ainda não conhecerem todos os processos necessários para desenvolver seu negócio.
”Vamos investir em mais capacitação, criando cursos onde os alunos aprenderão como abrir, formalizar e legalizar o próprio negócio da maneira correta. O empreendedorismo é a força econômica do nosso país. Move o país, gerando emprego e renda” afirma Paulo Leite.
Como encontrar oportunidade de negócios?
A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), promove a abertura de empresas em questão de minutos. A plataforma RedeSim (Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), acelera, desburocratiza e reduz custos e prazos deste processo. As etapas são automatizadas. Assim que o processo é finalizado, o empresário está com sua empresa registrada, com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o comprovante de inscrição e as licenças necessárias.
Segundo Miriam Haddah, superintendente de Política Comercial e Empreendedorismo da Sedec MT, os primeiros passos para abrir uma empresa são fundamentais, a começar pela consulta sobre disponibilidade do nome a ser usado como razão social. “Após esta etapa, vem a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), cujo apoio do contador é muito importante, por ser o profissional conhecedor dos procedimentos em cada UF e cidade. Vale destacar que o MEI (Microempreendedor Individual) assim que se inscreve no Portal do Empreendedor, obtêm o CNPJ junto com a inscrição na Junta Comercial e um alvará de funcionamento provisório, válido por 180 dias”.
Após estas etapas, é necessário observar o cumprimento de regras e obter as permissões necessárias, segundo as normas do município e do Estado onde esteja funcionando, pois cada um possui suas próprias regras”.
Sob a supervisão da jornalista Greyce Lima
Fonte: Nathânia Ortega Sedec-MT
Crédito de imagem: Imagem ilustrativa – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT