Sem surpresas, o governador Mauro Mendes, do União Brasil, de 58 anos, foi reeleito com quase 70% dos votos válidos para mais quatro anos de mandato à frente do governo de Mato Grosso.
O resultado já era esperado, já que todas as pesquisas de intenção de votos mostravam Mendes na liderança.
Mendes teve como vice, o atual vice-governador Otaviano Pivetta, do Republicanos, e reuniu a maior aliança partidária para disputar o pleito.
Esta foi a quinta vez que Mauro Mendes disputou uma eleição, sendo sua 3ª vitória consecutiva.
Ele iniciou na política em 2008, quando disputou a prefeitura de Cuiabá, e foi derrotado pelo atual deputado Wilson Santos, do PSD.
Em 2010, Mendes disputou o governo do Estado pela primeira vez, perdendo no primeiro turno para o ex-governador Silval Barbosa, do MDB.
Em 2012 consegue se eleger prefeito de Cuiabá pelo PSB, porém, desiste de disputar a reeleição.
Já em 2018 decide concorrer ao governo do Estado pelo DEM, após romper com o seu antigo aliado, o ex-governador Pedro Taques. Mauro Mendes foi eleito em primeiro turno com mais de 840 mil votos válidos.
Já Wellington Fagundes, do PL, foi reeleito senador por Mato Grosso.
Fagundes foi o mais votado entre os mato-grossenses. Ele teve mais de 63% dos votos. Em seguida ficou o bolsonarista, Antônio Galvan, do PTB, com cerca de 25% dos votos.
Já para a eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e o presidente Jair Bolsonaro, do PL, vão disputar o segundo turno.
A votação em segundo turno acontece no dia 30 de outubro, último domingo deste mês.