Após consulta pública, realizada de 19 a 23 de setembro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, apresenta os nomes definidos para as novas escolas do Município. Ainda em fase de construção, as unidades estão localizadas nos bairros Parque das Emas e Vida Nova.
Conforme o resultado, as escolas serão nomeadas da seguinte maneira: Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra (bairro Parque das Emas) e Escola Municipal Professora Joice Martinelli Munhak (bairro Vida Nova).
Durante os cinco dias em que o formulário permaneceu disponível, a consulta pública recebeu 1.258 respostas. Marcelino e Joice (ambos in memoriam) foram os mais lembrados entre os nomes sugeridos, considerando as pessoas relacionadas à área da educação e/ou literatura infantil.
Marcelino foi professor de magistério do Município de 1992 a 2014 e deixou um legado de dedicação e amor à profissão. Ele faleceu em julho de 2020, após lutar contra uma doença grave e ser contaminado pela Covid-19.
A professora Joice atuou na rede do Município por 20 anos, de 2001 a 2021. Foi a presidente do Conselho Municipal de Educação, coordenadora pedagógica dos centros de Educação Infantil Anjo Gabriel e Paulo Freire, além de legado em vários órgãos colegiados da área e setores sociais. Ela faleceu em julho de 2021 por complicações da Covid-19.
“Nada melhor do que reconhecer aqueles que dedicaram a vida pela educação. É merecida essa escolha, de forma democrática, e eu fico feliz em poder homenagear pessoas que, de fato, contribuíram com a educação aqui no nosso município, que prestaram serviço e dedicaram o seu tempo para as nossas crianças”, lembra o prefeito Miguel Vaz.
A partir da definição, a Procuradoria Municipal deve fazer um decreto para nomeação dos nomes escolhidos.
“O acordo era que os cinco nomes mais votados seriam apresentados à gestão. A escolha respeitou a opinião da sociedade luverdense”, destaca a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Sobre as escolas
A escola do bairro Parque das Emas terá mais de 3 mil m² de área total. Serão 13 salas de aula, laboratório, sala de conferência, biblioteca, sala de administração e refeitório.
O projeto da escola no bairro Vida Nova contempla uma área a ser construída de 3.790,44 m², divididos em 25 salas, sendo o bloco 1 com 20 salas de aula e o bloco 2 com biblioteca, sala de apoio educacional, sala maker e sala de conferência, entre outros ambientes. A escola deve contar ainda com área de serviço, refeitório com cozinha, playground e ainda espaço para o desenvolvimento das atividades escolares de ensino e de recreação dos alunos.