Programa Cuidando do Cuidador chega à reta final

0
209
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Após 12 encontros semanais, o projeto Cuidando do Cuidador está em reta final. A ação é voltada para as equipes de Saúde de Lucas do Rio Verde. Os encontros contam com dinâmicas, ressaltando a importância do autocuidado com a saúde dos trabalhadores, além da realização de práticas interativas e orientações. O projeto oferta três modalidades de atendimento, sendo hidroginástica, yoga e pilates.

A programação promove autocuidado com os cuidadores dos pacientes domiciliados, além de motivar um espaço de acolhimento e estimular a narrativa de trocas de experiências entre os cuidadores. Mais de 60 profissionais participaram efetivamente das atividades.

O Cuidando do Cuidador é uma iniciativa que busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, premissa da Política Nacional de Humanização (PNH). As ações executadas nos encontros são parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde física e mental.

De acordo com a coordenadora e fisioterapeuta Juliane Moreira Naves, a mudança já é percebida na vida dos profissionais de saúde. “No início do projeto, nos deparamos com servidores desanimados e queixosos. No decorrer das semanas, já era perceptível a melhora do humor, das dores e, consequentemente, da qualidade de vida de cada um. Muitos relatando estarem mais dispostos, dormindo melhor, que as dores diminuíram bastante e que não veem a hora de chegar o próximo sábado”, explica.

A psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) Daiane Silva, fala sobre a motivação da ação. “Com esses encontros queremos dizer ‘zelamos por você’. É sobre ouvir as necessidades, demandas, ter uma escuta atenta das experiências de sucesso e desafios do dia a dia. Cuidar dessa forma é respeitar não só o trabalho, mas especialmente a pessoa por trás dele”, afirma Daiane.

Uma das participantes é a servidora da Agência Transfusional, do Banco de Sangue, Viviane Silveira, que está desde o início do projeto e não faltou nenhum encontro. “Quando eu vejo o cuidado que a gestão tem conosco, eu me alegro porque eu nunca me senti tão acolhida, cuidada e escutada. Ter multiprofissionais a sua disposição é dizer que cada pessoa importa. Já está acabando, mas não tenho dúvidas que foi uma das melhores experiências que tivemos”, finaliza.

A programação é realizada no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia e deve ser encerrada no dia 22 de outubro. O Programa Cuidando do Cuidador deve continuar com novos participantes no próximo ano.