A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, realiza esta semana, na quarta e quinta-feira(19 e 20.10), o Curso Intensivo em Polícia Comunitária. Essa edição é voltada especificamente para policiais e lideranças dos nove municípios que compõem a 15ª Região Integrada de Segurança Pública(Risp).
Devem participar cerca de 100 agentes públicos das forças militar(PM e Bombeiros) e civil, e da Politec, além de empresários e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. O curso também está aberto a representantes de outras organizações sociais e participação pessoal.
Os 9 municípios da 15ª Risp que serão beneficiados são: Peixoto de Azevedo(sede da reião integrada), Guarantã do Norte, Matupá, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Itaúba, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Novo Mundo.
A capacitação abordará temas como: Polícia Comunitária e Sociedade – Polícia Comunitária Comparada; Mobilização Social; Segurança Pública e Conselhos Comunitários; e Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.
Com duração de 12 horas, o Intensivo em Polícia Comunitária acontecerá na cidade de Matupá(695 km de Cuiabá) e tem como objetivo principal o fortalecimento da parceria entre Sociedade e Organizações de Segurança Pública.
O coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, explica que a Polícia Comunitária tem um caráter preferencialmente preventivo, e, além disso, estratégias que visam não apenas reduzir o número de crimes, mas modificar os fatores ambientais e comportamentais e os danos da violência à vítima e comunidade.
Ele observa que a proposta de polícia comunitária implica em mudança de paradigma no modo de ser e estar a serviço da comunidade, e, consequentemente, da postura profissional perante o cidadão. Este tema, observa TC Carlos, também é trabalhado dentro do curso.
A 15ª Risp é a quarta região integrada a receber esse curso e terá como instrutores autoridades, oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros, delegados e outros especialistas. Ano passado a Sesp, através da Coordenadoria, o ofertou em Cuiabá, Sorriso e Primavera do Leste.
Fonte: Alecy Alves Sesp-MT
Crédito de imagem: Polícia Comunitária