A Sessão ordinária de hoje (10) teve início com a abertura feita pelo presidente, Daltro Figur, que em seguida, cedeu a Tribuna para a coordenadora de Endemias, Miriam Campos, para falar sobre a dengue em Lucas do Rio Verde. a coordenadora frisou a importância de receber os agentes nas residências para a fiscalização, mas disse que é muito importante fazer a limpeza dos terrenos baldios e o recolhimento dos lixos e entulhos que muitas vezes ficam a disposição do Aedes Aegypti nos fundos dos quintais.
E seguida foi votado o Projeto de Resolução N. 22/2022 da Mesa Diretora que institui a Comissão Especial de análise ao Projeto de Lei Complementar N. 16/2022. Conforme indicação da representação partidária e votação, a Comissão Especial ficou com a seguinte composição: Wlad Mesquita, Gilson de Souza e Márcio Albieri.
O Projeto de Lei N. 87/2022 que estava com pedido de vistas do vereador Márcio Albieri, foi aprovado por todos em primeira e única votação. O mesmo autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento com o Senai – DR/MT no valor de R$ 1.692.800,00. A finalidade é custear cursos de formação profissional para mil pessoas com o objetivo de formar mão de obra especializada em 50 turmas em 11 áreas de atuação.
O investimento do município conta com uma contrapartida financeira do Senai para a oferta dos cursos e o compromisso de investimento de R$ 6 milhões para ampliação da estrutura da Unidade Operacional local. Devido à grande oferta de vagas de emprego que requerem mão de obra técnica e a falta de profissionais qualificados que estejam disponíveis no mercado de trabalho, existe uma real necessidade de contratação das empresas locais, sendo inclusive um fator que compromete o desenvolvimento e expansão de negócios privados e consequentemente, interferindo no desenvolvimento e arrecadação municipal.
Aprovado também o Projeto de Lei N. 86/2022 que autoriza o Poder Executivo a ceder o uso de imóvel por prazo indeterminado a Associação Lar dos Idosos. A medida é de fundamental importância uma vez que irá beneficiar a comunidade luverdense já que se trata de espaço físico onde se realizarão práticas de atividades culturais e recreativas, atendimentos em saúde e alimentação, bem como outras atividades de interesse da coletividade.
De autoria do vereador Marcos Paulista, foi aprovada a Moção N. 52/2022 que externa aplausos ao Projeto Social para Crianças e Adolescente – Um doce de Natal. O Projeto social iniciou suas atividades em 2020 pela a idealizadora Tainara Romani, é formado por uma equipe de voluntários, amigos e familiares. Tem parceria com empresas privadas, profissionais autônomos e voluntários da sociedade com o objetivo de levar alegria e esperança as crianças e adolescentes dos bairros carentes do município com a distribuição de doces e chocolates as vésperas do Natal.
Duas Indicações foram aprovadas sendo uma de autoria vereadora Sandra Regina Barzotto que indica a necessidade de cessão de uso para o Sintep, do terreno situado ao lado da Sede do Sindicato. Considerando que no terreno será construída uma área de lazer para os servidores e que após o fechamento da ASPM, os mesmos não possuem um local para momentos de lazer e confraternização.
De autoria do vereador Wlad Mesquita – indica a necessidade de instalação de placas indicativas de nome na rua Curiós, Bairro Parque das Emas. A solicitação veio de uma residente do bairro que informou que na rua Curiós falta a sinalização indicativa do nome da mesma e tem gerado transtorno, principalmente para entregas, pois a falta de sinalização dificulta a localização.
Também foi aprovada uma Moção de Pesar a de N. 53/2022 de autoria do Plenário a Família Kothrade, pelo falecimento do primeiro prefeito de Lucas do Rio Verde, Werner Haroldo Kothrade.
Werner Haroldo Kothrade nasceu em Rio das Antas (SC), era casado com Ana Chupel Korhrade, pai de cinco filhos, avô de nove netos e duas bisnetas.
Em 1973, incentivado pelo seu pai que já previa que as terras do Mato Grosso seriam um novo celeiro do Brasil, partiu juntamente com seu irmão para a nova fronteira agrícola aonde vieram inicialmente adquirir terras no extremo norte do estado. Em 1976, Werner iniciou suas atividades agrícolas em terras arrendadas no município de Sorriso, adquirindo posteriormente em 1978, na linha Moróco, a Fazenda Primavera.
Em 1980, apostando no desenvolvimento do estado, mudou-se com a família de Santa Catarina para o médio norte de Mato Grosso com a esperança de construir um futuro melhor para sua família. Já em 1983, para uma melhor administração dos seus negócios mudou-se para a cidade de Lucas do Rio Verde, em virtude da proximidade de sua fazenda, que já produzia arroz, milho e soja, bem como, a criação de ovinos, suínos, pecuária e piscicultura.
Sempre envolvido com causas cooperativas e comunitárias, Werner esteve disposto a colaborar com a comunidade, atuando em 1985 como presidente da Igreja Matriz. Iniciou a obra do pavilhão e foi também um dos primeiros associados do Sicredi. Já em 1988, foi convidado a ser candidato a prefeito de Lucas do Rio Verde nas primeiras eleições municipais, sendo eleito o primeiro prefeito da cidade pelo PMDB com 1208 votos, cargo que veio ocupar de 1989 a 1992.
Sob a sua gestão foram inúmeras realizações, como a 1ª Expolucas, exposição que se tornou incubadora de ideias que deram início a diversos projetos, podendo destacar o da suinocultura e que mais tarde se tornaria uma semente para o projeto Sadia; incentivo às Microbacias, construção estradas, pontes e bueiros que ajudaram no desenvolvimento da agricultura em Lucas do Rio Verde.
Foram mais de 45 anos de suor e sacrifício em terras mato-grossenses, mas a caminhada foi de grandes realizações em meios às dificuldades. Nos últimos tempos, antes de sua partida, Werner Haroldo Kothrade se dedicou a agricultura e pecuária, com a certeza de ter contribuído com as sementes necessárias para desenvolvimento e o progresso do agronegócio em Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso e no Brasil.
Fonte: Ascom Câmara