Município busca referência em região impactada pela inovação

0
197
Foto: Arquivo pessoal

Com o objetivo de tornar o município competitivo na área de empreendedorismo, inovação e novos negócios, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde soma forças em uma parceria com a Aliança de Inovação do Cerrado – AIC, que reúne 14 entidades unidas pela inovação.

O grupo visa implementar em Lucas do Rio Verde um modelo de organização civil chamado de quádrupla hélice, envolvendo quatro setores fundamentais para o desenvolvimento da cidade, sendo: poder público, universidades, sociedade civil e iniciativa privada.

Dentre as propostas da AIC, a Administração Municipal é envolvida quando o assunto é o uso de novas ferramentas e tecnologias para desenvolver um governo mais ágil, através de elementos que aumentem a performance da gestão pública.

Com o objetivo de conhecer regiões transformadas a partir de iniciativas como essas da AIC, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, e o supervisor, Marcelo Azevedo, estiveram, no mês passado, em Medellín, na Colômbia, em busca de experiências aplicáveis em Lucas do Rio Verde. Eles participaram de uma caravana, a partir do Projeto Cidade Inovadora, que reuniu gestores de várias regiões do país, além de representantes do Sebrae e Sicredi Ouro Verde.

Por lá, a comitiva conheceu uma região impactada por projetos de inovação, além de modelo de administração, onde as entidades públicas e privadas definem, em comitê, as políticas públicas prioritárias.

Medellín é reconhecida como uma cidade-modelo que está vencendo o crime. Em 2013, ela foi eleita a Cidade do Ano em um concurso realizado pelo The Wall Street Journal e pelo banco Citibank, em parceria com o Urban Land Institute, dos Estados Unidos.

Além de Medellín, o grupo busca referência de projetos de inovação em outras regiões. Nos próximos meses, a AIC deve firmar o pacto pela inovação, um dos primeiros passos para a implantação do projeto em Lucas do Rio Verde.