As famílias inscritas no Cadastro Único, do governo federal, têm até esta sexta-feira (11) para atualizar seus dados. Essa atualização é importante, porque o cadastro é usado em programas sociais como o Auxílio Brasil.
Em Brasília, Sheila Marques chegou cedo, por volta das oito e meia da manhã desta quinta, ao Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, do Paranoá. Ela contou que vive sozinha e não tem outra fonte de renda.
Já Marcelo de Souza chegou às 9 horas da manhã para atualizar o CadUnico. O Auxílio Brasil é a única renda dele.
Quem está inscrito no CadUnico tem que atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Aí quem é convocado para fazer isso, deve ia a um CRAS, que é o Centro de Referência de Assistência Social, ou a um posto de atendimento do CadUnico do município onde mora.
Segundo nota enviada pelo Ministério da Cidadania, famílias do CadÚnico que atualizaram pela última vez em 2016 e 2017 devem comparecer aos postos neste ano; e aquelas que atualizaram em 2018 e 2019 no ano que vem. No caso dos anos de 2020 a 2022, a revisão vai ser em 2024.
Quem quiser antecipar a atualização pode fazer isso, mas só as famílias convocadas neste ano podem sofrer bloqueios e cancelamentos caso não regularizem a situação.
Por Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional – Brasília