Prefeitura realiza novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti

0
205
Foto: Ascom Prefeitura

No período compreendido entre os dias 24 e 28 de outubro, foi realizado o 4º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti) do ano de 2022 em Lucas do Rio Verde. A pesquisa demonstrou que o índice de infestação do Aedes aegypti está em 4%, mostrando alto risco para surtos de dengue, e os criadouros mais encontrados foram em lixo doméstico.

O LIRAa é um método simplificado determinado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo a realização de uma pesquisa e coleta de larvas de mosquito no prazo máximo de uma semana em toda a área urbana do município, obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis. Ele permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o possível risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Agentes de endemias de Lucas do Rio Verde trabalham arduamente durante todo o ano, realizando visitas periódicas nos imóveis do município, conscientizando a população sobre a importância de eliminar locais com água para e potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Durante as visitas, os agentes orientam sobre a importância da limpeza de quintais, limpeza de caixas d´água e de manter os reservatórios tampados, como também manter os cuidados com os recipientes das plantas, alertando a necessidade limpeza e escoamento das calhas, tudo evidenciado pelo trabalho educativo de orientação, buscando alertar a população e para reduzir os focos do mosquito.

Em 2022, Lucas do Rio Verde tem 3.519 notificações e 2.789 casos confirmados de dengue. Da semana epidemiológica 40 a 44, que abrange o mês de outubro, foram realizadas 103 notificações suspeitas de dengue.

A Secretaria de Saúde reforça a importância para todos manterem os cuidados contra a proliferação do mosquito, com alerta máximo no combate dos focos potenciais, principalmente porque estamos entrando numa estação mais chuvosa e mais quente, onde aumenta a quantidade de mosquitos naturalmente.

A gestão municipal tem atuado em atividades para manter a cidade limpa e evitar doenças, como o mutirão de limpeza nos bairros e em áreas verdes, além do serviço semanal de limpeza urbana, e conta com a conscientização da população.