Educação amplia atendimentos do Projeto Anjos da Escola em 2022

0
230
Foto: Educação

Oferecer oportunidade de igualdade para todos os cidadãos e resgatar alunos que precisam de atenção ou serviço especial são objetivos do Programa Anjos da Escola, criado em 2014. Ele conta com uma equipe de profissionais que vão desde assistentes sociais, psicólogos, nutricionista e fonoaudiólogo preparados para identificar crianças e adultos que têm alguma dificuldade biopsicossocial que possa comprometer o aprendizado.

Atualmente, a equipe é composta por 12 profissionais: assistente social (02), auxiliar administrativo (01), coordenadora (01), fonoaudióloga (01), nutricionista (03), psicóloga (03), psicopedagoga (01), pedagoga (01) e zeladora (01).

O encaminhamento dos alunos para atendimento no programa vem diretamente das demandas encaminhadas pelas escolas e também de órgãos como o Cras, Creas e Secretaria de Saúde, quando estes detectam a dificuldade na aprendizagem.

De acordo com o relatório do programa, emitido pela Secretaria de Educação, foram 914 estudantes atendidos neste ano, sendo 384 para assistentes sociais, 201 para fonoaudiologia, 60 ao nutricionista, 329 à psicologia e 266 ao psicopedagogo.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avalia positivamente os trabalhos deste ano pelo projeto, que teve como diferencial essa ampliação para alcançar mais alunos.

“Conseguimos ofertar para a sociedade, por meio de pedidos à Secretaria de Educação,  profissionais do Anjos da Escola em lugares estratégicos da cidade, para facilitar a ida das mães com as crianças. Os atendimentos se estenderam no Centro de Multiuso, no bairro Jaime Seiti Fujii e também no bairro Tessele Junior, pela Escola Cecilia Meireles. Concluímos um ano com resultados positivos, êxitos nas renovações das ações, novas contratações, que possibilitaram o andamento das filas de espera”, explica a secretária.

Ao decorrer do ano, foram realizadas outras ações de capacitação e aperfeiçoamento dos atendimentos. A equipe participou de maratona pedagógica, palestras, formação continuada, avaliação nutricional, entre outras atividades.

Para a coordenadora do Anjos da Escola, Andréia Crystiane Baraciol Vitto, os trabalhos desenvolvidos só fazem com que o programa cresça a cada ano. “Me sinto feliz e grata com os resultados, já que o número de crianças atendidas em 2022 aumentou em 35%, comparadas ao ano de 2021. Temos uma equipe comprometida e dedicada na melhoria contínua do seu trabalho”, ressaltou.

A secretária Elaine ressalta que os trabalhos não vão parar. “Para 2023, já no plano de ação, temos novas negociações para que o fluxo de atendimento aumente, dando mais agilidade e, assim, fazer a prestação de serviço mais eficaz”, conclui.