Gestão realiza capacitação para Condutores de Ambulância de Lucas do Rio Verde

0
198
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Saúde realizou neste final de semana o curso de suporte Básico de Vida e capacitação dos condutores de ambulância, sobre suas responsabilidades durante o translado dos pacientes. A ação teve aula teórica e prática, das 7h às 19h, no auditório do Paço.

Na parte teórica os condutores receberam treinamento sobre suas obrigações, se atualizaram sobre os primeiros atendimentos básicos, como Reanimação cardiopulmonar (RCP), engasgo e como eles devem auxiliar a equipe técnica de Saúde. Na prática, revisaram as formas corretas de estacionar o veículo, qual velocidade andar, como colocar e tirar o paciente da prancha rígida, bem como, locomover a vítima de uma ambulância para outra.

O médico emergencista, Rafael Garcia, é um dos responsáveis pelos treinamentos, e durante a entrevista revelou sua satisfação em colaborar com a qualificação. “É sempre um prazer estar em Lucas, estamos com treinamentos para suporte básico de vida com os condutores das viaturas do municipal. Então além do suporte básico, segurança de condução, leis de trânsito, temas relacionados aos cuidados e responsabilidade dos condutores, trazemos o suporte de vida para eles”, pontua.

Motorista de ambulância há 7 anos, Kleber Henrique dos Santos Correa, nunca havia participado de uma capacitação realizada pelo Município. “Todas as qualificações que tenho foram particulares. Estou feliz pela iniciativa pois sabemos que trabalhar na condução de paciente é sério e de extrema responsabilidade. Eu nunca havia participado de uma capacitação que fosse realizada pela gestão, todos eles estão de parabéns”, explica.

Valdes Gomes Dias, motorista de ambulância há 14 anos, é um dos coordenadores dos condutores da Saúde Móvel de Lucas do Rio Verde, e de acordo com ele, dirigir uma ambulância é uma responsabilidade muito grande. “São muitos anos trabalhando com pessoas que precisam de cuidados extremos, carregamos vidas para vários lugares do nosso estado, e esse curso é necessário para que os motoristas saibam além do que só dirigir, também tenham noções de primeiros socorros, para que se for necessário o condutor possa ser outro suporte para o médico, enfermeiro ou profissional da Saúde, dentro da ambulância”, discorre.