O município de Lucas do Rio Verde, no médio-norte do estado de Mato Grosso, se prepara para o lançamento do grande pacto pela inovação. O movimento foi gerado a partir de esforços integrados de uma quádrupla hélice: iniciativa privada, poder público, universidades e sociedade civil organizada, fundando a AIC – Aliança de Inovação do Cerrado, que atualmente integra cerca de 20 instituições em todas as hélices.
A mobilização local mostra a força do ecossistema que nasce fortalecido com boas iniciativas somadas ao interesse em construir ambientes mais inteligentes, integrados e capazes de gerar soluções intelectuais, culturais, de empreendedorismo e inovação.
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde já trabalha na criação de uma lei de inovação que deve ser aprovada pela Câmara Municipal e, ainda, um fundo de incentivo para a inovação tornando o ambiente atrativo para novos negócios e negócios estabelecidos.
“Esse terreno já está sendo preparado, especialmente pelo poder público, para que estejamos prontos para esse novo momento do nosso município. Esse feito coloca Lucas do Rio Verde também na rota da inovação”, finaliza o prefeito Miguel Vaz.
Mais de 60 instituições, dentre elas: Governo do Estado de Mato Grosso, universidades, associações, OAB e indústrias multinacionais sediadas no município, assinarão o pacto pela inovação. O evento será realizado no dia 14 de dezembro de 2022, a partir das 8 horas, na sede administrativa da Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT.
Com a assinatura do compromisso público de instituições, empresas e movimentos sociais, o pacto chancela o apoio às iniciativas inovadoras e às ações que serão desdobradas com visão de futuro até 2032.
O trabalho do pacto de inovação será guiado pela expertise da consultoria Wise Innovation, que possui uma metodologia focada no fomento do empreendedorismo, melhoria do ambiente regulatório e fortalecimento da matriz econômica a partir da tecnologia.
“O pacto pela inovação busca trazer um verdadeiro impacto social de adaptabilidade aos novos tempos, de preparação de cenários e geração de oportunidades. A iniciativa prevê ainda o desenvolvimento da economia criativa e inteligência compartilhada, que impactam na geração de capital intelectual e social e na qualidade de vida das pessoas que moram no município”, destaca Marcelo de Azevedo, head estratégico da AIC.
COMO FUNCIONA
Os desdobramentos do InPacto Lucas se darão em eixos como educação, logística, saúde, agronegócio, comércio e serviços, governança e pessoas. As instituições irão criar projetos e ações para desenvolver os problemas ou pontos de melhoria nos eixos definidos em um período rápido de três meses.
O foco neste primeiro momento será o desenvolvimento do capital humano em todos os níveis, especialmente no ritmo das mudanças e visando as habilidades do futuro como: liderança, criatividade, inteligência emocional e resolução de problemas.