Com o objetivo de se criar mais um mecanismo no combate a violência contra a mulher, os vereadores Wlad Mesquita, Sandra Barzotto e Ideiva Foletto criaram o Projeto de Lei nº 24, de 06 de julho de 2022 que foi aprovado, e em seguida, a Lei Nº 3.406 de 19 de Setembro de 2022 foi sancionada pelo prefeito.
Essa Lei tão importante institui no município de Lucas do Rio Verde a semana municipal de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres – Campanha Laço Branco. O objetivo é sensibilizar, conscientizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência doméstica e de gênero.
A proposta é que além de assumirem um compromisso de não praticar violência contra a mulher, os homens também se dediquem a combater essa violência, que é uma violação aos direitos humanos, além de não se omitirem diante de qualquer forma de violência.
História da Campanha
No dia 6 de dezembro de 1989 um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala e gritando para as estudantes que permaneceram: “vocês são todas feministas!”, começou a atirar, assassinando a queima roupa, 14 mulheres. Em seguida, Lepine suicidou-se.
O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Surgia assim, a primeira campanha do Laço Branco criada por homens que elegeram como símbolo o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.