A Polícia Militar, por meio da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental (CIPMPA), entregou, na manhã desta terça-feira (06.12), a Medalha Mérito Protetor Ambiental, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Ao todo, 40 pessoas, entre autoridades, civis e militares, foram agraciados por ações que, direta ou indiretamente, contribuíram para a proteção e conservação das riquezas naturais.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho desempenhado pela unidade e parabenizou os militares que atuam na região Sul do estado. “A presente comenda é o reconhecimento do trabalho de todos aqueles que, com suas ações, contribuem para proteção e conservação das riquezas naturais do nosso estado”.
O tenente-coronel e comandante da 2ª Companhia Independente, Renato Carneiro Macedo, destacou que a unidade está constituída como CIPMPA há pouco mais de um ano, mas que, no ano de 2022, a Polícia Militar de Proteção Ambiental completa 39 anos de existência, enquanto as ações de policiamento ambiental na região sul mato-grossense são realizadas há mais de 15 anos.
“A 2ª CIPMPA está no presente patamar, graças ao apoio de inúmeros parceiros, que acreditaram e nos apoiaram de inúmeras formas, como, por exemplo, a parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, que cedeu o uso da área na qual estamos atualmente sediados”, disse.
Macedo destaca que, em 2021 foram aplicadas 131 notificações decorrente de fiscalização em empreendimentos, somando mais de R$ 3 milhões em multas. Já em 2022, foram 344 notificações, totalizando mais de R$ 7 milhões em multas.
“Toda esta confiança que nos foi depositada, estamos convertendo em muito trabalho prestado à sociedade mato-grossense. A PM vem traçando várias linhas de ações para o fortalecimento do Policiamento Ambiental no Estado”, ressaltou.
Conforme o comandante, a horaria visa promover os policiais militares, coirmãos e autoridades civis com relevantes serviços prestados à sociedade, através das ações da Polícia Militar de Proteção Ambiental.
“A imposição da Medalha do Mérito Protetor Ambiental, além de fomentar o fortalecimento institucional, funciona como catalisador motivacional do policial militar, que, diante da possibilidade de se ver agraciado, busca melhorias comportamentais, engajando-se com maior denodo na nobre missão de bem proteger o meio ambiente e, por consequência, prestando serviço de maior qualidade”.
Fonte: Wellyngton Souza PMMT
Crédito de imagem: PMMT