O gasto mensal da Prefeitura de Lucas do Rio Verde com a reposição de tampas de bueiros é de R$ 9.800, em média. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, responsável por essa manutenção nas ruas do município, são cerca de 45 tampas de concreto danificadas e trocadas todos os meses.
A causa da quebra das tampas e das trocas frequentes são os veículos pesados, como caminhões e caminhonetes, que passam sobre a estrutura de concreto dos bueiros. Ainda conforme o levantamento da Secretaria, os bairros Bandeirantes e Parque das Emas são os que mais registram a necessidade de troca das coberturas de boca de lobo.
O secretário da pasta, o engenheiro Alexandre Orbolato, explica que o custo poderia ser ainda maior se as tampas fossem compradas prontas. A produção das tampas de concreto é feita na Fábrica de Blocos do Município, com materiais comprados em licitação a um custo mais barato.
Entretanto, outro valor agregado nessa conta é o da mão de obra para instalação e manutenção das estruturas, que muitas vezes também acabam danificadas, quando as tampas são repostas, como explica o secretário.
“O maior estrago que temos hoje são das bocas de lobo, pelos veículos pesados, muitas vezes com excesso de carga, que passam sobre as tampas e as quebram. Pedimos à população atenção nesse sentido, já que podemos reduzir esse gasto”, salientou Alexandre.
Denuncie dano ao patrimônio pela Ouvidoria
A Ouvidoria Municipal é o canal em que o cidadão pode apresentar manifestações, elogios, sugestões, informações, denúncias e reclamações.
A partir do recebimento da mensagem, a Ouvidoria analisa, registra as ocorrências no sistema e encaminha para as áreas responsáveis – secretarias e departamentos –, para que sejam apuradas as informações e, na sequência, propostas soluções para cada caso.
Canais de atendimento:
– Aplicativo Lucas Cidadão (para Android e IOS)
– Site da Prefeitura: https://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/
– E-mail: ouvidoria@lucasdorioverde.mt.gov.br
– Telefone 0800 646 4004 (ligação gratuita)