Seminário debate política estadual de recursos hídricos

0
230
Encerramento 11º Seminário Estadual de Recursos Hídricos - Foto por: Sema/MT

O lançamento do 1º Plano de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso foi um dos principais temas debatidos no 11º Seminário Estadual de Recursos Hídricos. Organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos, foi realizado na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fatec/Senac-MT), em Cuiabá, entre 11 e 14 de dezembro.

 

Com aproximadamente 350 inscritos, entre integrantes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, marcou os 25 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos e teve como objetivo discutir questões relevantes e os principais desafios que envolve o estado de Mato Grosso em relação ao tema.

 

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noquelli, falou sobre os avanços alcançados nos 25 anos de Gestão de Recursos Hídricos. “Tivemos muitas melhorias neste tempo como o Plano Estadual de 2006, a reformulação da Política Estadual de Recursos Hídricos, o sistema de outorga, o Siga Hídrico que permite o acesso onde a pessoa estiver, a recriação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Ter um dinheiro específico para a Gestão de Recursos Hídricos é um ganho que pouquíssimos estados conseguiram. Foi muito promissor e será ainda mais daqui para frente”. 

 

Foram ministrados minicursos, apresentações de trabalhos, mesas redondas e palestras. Os temas abordados foram segurança de barragens, evolução da gestão de recursos hídricos no Brasil, experiências dos comitês de bacias hidrográficas de Mato Grosso e monitoramento da qualidade da água e monitor de secas, entre outros.

 

Noquelli comemorou o retorno do evento, que ficou alguns anos sem ser realizado. “Pensamos em um evento que trouxesse assuntos interessantes. Por isso, convidamos nossos parceiros, a sociedade em geral, a academia, os Comitês de Bacia Hidrográficas e o pessoal do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Tivemos dois minicursos e palestras muito importantes”, destacou.

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e a adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian dos Santos, participaram do evento de modo remoto, por estarem participando da 15ª edição da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 15), realizada em Montreal, Canadá. Já secretário em exercício, Alex Marega, também participou da solenidade de abertura.

 

Todos os servidores de recursos hídricos foram homenageados no evento de forma simbólica. Os que completaram 25 anos de trabalho na gestão dos recursos hídricos receberam uma menção honrosa.

 

O evento foi patrocinado pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Água Mineral Puríssima e Alternativa Ambiental & TD Engenharia.

 

1º Plano de Bacias Hidrográficas

O Plano de Bacias das Unidades de Planejamento e Gerenciamento do Alto Paraguai Médio e Alto Paraguai Superior (UPGs P2P3) é um documento que contém o diagnóstico, prognóstico, plano de ações e manual operativo dos corpos hídricos, para a implementação da Política de Recursos Hídricos na região.

 

Fonte: Renata Prata Sema/MT
Crédito de imagem: Encerramento 11º Seminário Estadual de Recursos Hídricos – Foto por: Sema/MT