Em virtude da baixa cobertura vacinal atingida pelos municípios mato-grossenses, a Comissão Permanente de Políticas de Saúde e Sociais do TCE, Tribunal de Contas do Estado, emitiu nota recomendatória à Secretaria de Estado de Saúde e às secretarias municipais de saúde.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, em novembro a média do índice de cobertura vacinal alcançado pelos municípios estava abaixo de 55%, inferior à meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a nota, o baixo índice de vacinação apresenta risco de reintrodução de doenças já erradicadas no país.
Sendo assim, a comissão, presidida pelo conselheiro Guilherme Maluf, sugeriu que a Secretaria de Saúde promova campanhas regulares de incentivo à vacinação nos municípios.
Aos municípios, a comissão recomendou ações a fim de contribuir para que a gestão amplie o percentual de cobertura vacinal.
O TCE recomendou aos municípios a busca ativa de crianças e adolescentes que não completaram o esquema vacinal, assim como a ampliação do horário de atendimento dos postos de vacinação de modo a atender o cotidiano da população.
Além de promover ações de mobilização de aplicação de vacina em diversos ambientes, como parques, creches, escolas e rodoviárias de forma transitória e definir estratégias de alcance das populações quilombolas, indígenas, ribeirinhas, além dos menores que cumprem medidas socioeducativas.