A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os testes e atendimentos de Covid-19 estão sendo realizados, a partir desta quinta-feira (1º), somente no Pronto Atendimento Municipal (PAM), que atende todos os dias, das 6h à meia-noite.
De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Claudia Regina Engelmann, esses serviços foram centralizados no PAM a fim de evitar que pessoas com suspeita de Covid entrem em contato com pacientes que frequentam os PSFs, como crianças, gestantes e idosos.
Quem pode fazer o teste são os indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.
● Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
● Em idosos deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como desmaio, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.
Na suspeita da Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.
Pessoas que estão com sintomas gripais e tiveram contato domiciliar com alguma pessoa que testou positivo nos últimos 7 dias, pode ser confirmado o caso por critério clínico-epidemiológico sem a necessidade de fazer o teste.
De acordo com a Nota Técnica, emitida pelo Ministério da Saúde, quanto aos contatos assintomáticos já não é mais necessária a quarentena, porém devem manter as medidas de segurança por 10 dias a contar da data da última exposição com o caso confirmado de Covid-19.
As orientações aos contatos de caso Covid são:
● Utilizar máscara facial, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95, em casa e em público;
● Auto monitorar os sinais e sintomas sugestivos de Covid-19;
● Evitar contato com pessoas com fator de risco associado para Covid-19 grave, em especial idosos, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades;
● Manter distância mínima de 1 metro das outras pessoas se estiver sem máscara;
● Evitar frequentar locais onde a máscara não possa ser utilizada durante todo o tempo, como restaurantes e bares;
● Evitar comer próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho…
Sobre as máscaras, recomenda-se que sejam utilizadas nas seguintes situações:
– Pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, ou pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado de Covid-19;
– Pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela Covid-19, como: locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.