Consórcio de Saúde viabiliza mais de 9 mil procedimentos em parceria com o Mais MT Cirurgias

0
225
Foto: Divulgação

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires finalizou o ano de 2022 com 3.960 cirurgias e 5.835 exames, que totalizam 9.482 procedimentos realizados em parceria com o Programa Mais MT Cirurgias.

O número é muito significativo pra região que contempla 15 municípios, entre pequenos e de médio porte. O valor total do investimento, incluindo a contrapartida dos municípios, é de aproximadamente R$ 8 milhões.

Segundo o ex-presidente do Consórcio, gestão 21/22, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, o Mais MT Cirurgias foi criado no momento certo, quando o número de casos de Covid-19 estava diminuindo.

“Durante a pandemia, todos os esforços foram destinados a conter a Covid e salvar vidas. Outras doenças acabaram ficando em segundo plano e o Mais MT veio pra agilizar os procedimentos e reduzir a espera dos pacientes.”

Dentro das principais demandas apresentadas pelos município, foram realizados 2.884 exames de ressonância, 2.170 tomografias, 177 cateterismos cardíacos, 204 vasectomias, 1.266 cirurgias de catarata e 880 de pterígio.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, ressaltou que o programa estadual trouxe um alívio no orçamento do município, que investe mais de 30% em saúde. No município foram realizados aproximadamente 900 procedimentos, com investimento de mais de R$ 630 mil.

“São pacientes que aguardavam na fila há alguns meses e que com o Mais MT Cirurgias puderam dar continuidade ao tratamento ou resolver o problema de saúde”, destacou o prefeito.

O Programa Mais MT Cirurgias foi lançado pelo Governo do Estado em julho de 2021, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e exames de média e alta complexidade.

Na parceria com o Estado, além da contrapartida, que varia de acordo com o procedimento, o município é responsável pelo acompanhamento do paciente, que inclui consultas, exames e o deslocamento, quando necessário.