Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires implanta Programa Papel Zero

0
220

A partir de primeiro de fevereiro, o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires será a primeira entidade do setor, em Mato Grosso, a trabalhar no sistema 100% digital.

 

Com a inovação, todos os processos licitatórios, compras, empenhos e pagamentos, serão realizados sem o uso do papel, com arquivo e assinatura digitais, backup diário e total segurança.

 

De acordo com o presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, o projeto “Papel Zero”, vinha sendo discutido pelos prefeitos dos 15 municípios que integram o grupo há quase um ano.

 

O objetivo é modernizar todo o sistema, facilitar o trabalho da equipe e atuar de forma mais transparente, ecologicamente responsável e econômica. A implantação do sistema deve gerar um lucro de R$ 2 mil por mês.

 

“Existem processos licitatórios com mais de 1.500 páginas e tudo tinha que ser impresso. Não é somente pelo custo do papel, é também pelo espaço físico. Daqui a pouco, não teremos mais onde guardar tantos processos.”

 

Outra inovação do consórcio foi o credenciamento online para os prestadores de serviço. O sistema já está em funcionamento, com o envio de todos os documentos por meio do site.

 

Segundo a secretária-executiva do consórcio Solimara Moura, a proposta é agilizar o trabalho das empresas e, ao mesmo tempo, garantir mais transparência ao processo licitatório.

 

O novo sistema também possibilita a criação de um banco de dados e o cruzamento de todas as informações com o órgãos oficiais do Ministério da Saúde.

 

“É um passo importante para o consórcio, com todos os processos digitais, facilitando acesso de qualquer empresa, em qualquer lugar do Brasil. E tudo isso pode trazer resultados positivos, que são produtos de qualidade e a um preço menor”, finalizou Solimara.

 

O Consórcio de SAúde é formado pelos municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Cláudia, Vera, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, União do Sul e Nova Maringá.