Na próxima fase, o Al Ahly enfrentará o americano Seattle Sounders, representante da Concacaf, no sábado. O vencedor desse duelo vai encarar o Real Madrid na quarta-feira, dia 8.
O Auckland terminou a partida com dez jogadores devido à expulsão nos acréscimos (90+7) de Adam Mitchell.
Tradicionalmente, a partida da primeira fase do Mundial de Clubes coloca o campeão da Oceania contra o campeão do país-sede, que no caso é o Marrocos.
No entanto, o vencedor do último campeonato marroquino foi o Wydad Casablanca, que também foi o último campeão africano, e por isso vai entrar na disputa no sábado, diretamente na segunda fase. O adversário do Auckland City na partida inaugural foi então o Al Ahly, atual vice-campeão africano.
O duelo entre Al Ahly e Auckland colocou frente a frente duas equipes ‘clássicas’ no Mundial de Clubes, com oito e um recorde de dez participações, respectivamente.
Os melhores resultados do Al Ahly na competição foram os terceiros lugares conquistados em três ocasiões (2006 e nas duas edições anteriores, as correspondentes a 2020 e 2021).
Com a derrota, o Auckland, comandado pelo espanhol Albert Riera, já se despede do torneio, sem conseguir chegar perto do seu melhor desempenho, o terceiro lugar que conquistou em 2014, no último Mundial de Clubes disputado no Marrocos antes do atual.
A competição continua no sábado com os dois duelos das ‘quartas de final’ (segunda fase), primeiro em Rabat (11h30, horário de Brasília) com o confronto entre Wydad Casablanca e o saudita Al Hilal, e depois com o duelo Seattle Sounders-Al Ahly, de novo em Tânger (14h30, horário de Brasília).
— Resultados e programação do Mundial de Clubes (horário de Brasília):
– Primeira fase (quarta-feira, 1º de fevereiro):
(+) Al Ahly – Auckland City 3 – 0
– Segunda fase (sábado 4 de fevereiro):
Wydad Casablanca – Al Hilal (Rabat, 11h30)
Seattle Sounders – Al Ahly (Tânger, 14h30)
– Primeira semifinal (terça-feira, 7 de fevereiro):
Flamengo – Wydad ou Al Hilal (Tânger, 16h00)
– Segunda semifinal (quarta-feira, 8 de fevereiro):
Real Madrid – Seattle ou Al Ahly (Rabat 16h00)
– Disputa pelo 3º lugar (sábado, 11 de fevereiro, Rabat 12h30)
– Final (sábado, 11 de fevereiro, Rabat 16h00)
Fonte: AFP | Foto: Fadel Senna\AFP