Depois de três jogos, o Corinthians voltou a vencer na noite deste domingo, ao bater o Mirassol por 3 a 0, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Com o resultado, a equipe praticamente garantiu sua classificação para as quartas de final da competição.
Os gols foram marcados por Róger Guedes, duas vezes, e Renato Augusto. O camisa 10, aliás, se isolou na artilharia do Estadual, agora com sete tentos anotados. Antes do terceiro gol do Timão, Cássio defendeu um pênalti.
Na tabela
Após o triunfo, o Corinthians chegou aos 18 pontos, na liderança do grupo C. A situação é a seguinte: o São Bento está em segundo, com nove pontos em nove jogos; a Ferroviária é a terceira, com oito pontos em dez jogos; e o Ituano é o lanterna, com seis pontos em oito jogos.
Bentão e Galo de Itu ainda podem alcançar o clube da capital (18 pontos) no término da primeira fase, mas a não classificação do Corinthians é bem improvável (precisaria perder os dois próximos jogos e os rivais vencerem todos os seus compromissos, com decisão no saldo de gols). Já o Mirassol segue na terceira posição do grupo B, com 12 pontos.
O jogo
Em grande lance de Róger Guedes, que driblou três marcadores, a falta foi marcada, apenas com dois minutos de bola rolando. Na cobrança, porém, a defesa cortou sem maiores problemas. A resposta veio na sequência, quando Fernandinho ajeitou a bola para a chegada de Camilo, que chegou batendo rasteiro, perto da trave de Cássio.
Pouco depois, Roni recebeu na entrada da área e obrigou espalmada de Muralha. Na sobra, Yuri Alberto mandou por cima do gol. Quase na sequência, Fagner roubou a bola de Negueba e passou para Róger Guedes, que bateu meio sem jeito, para fora.
O jogo seguiu lá e cá. Aos oito minutos, Roni não conseguiu cortar Negueba, que passou para Zé Roberto. O atacante chutou para defesa de Cássio. No rebote, Gil afastou. Até que, aos dez minutos, Roni recebeu pelo meio, passou para Renato Augusto na esquerda. O camisa 8 encontrou Róger Guedes, que chutou, sem chance de defesa, para o fundo das redes – antes, Yuri Alberto deu um leve toque na bola.
O Leão tentou dar uma rápida resposta, quando Camilo novamente apareceu e mandou uma bomba, para nova intervenção do arqueiro corintiano, aos 12. Cinco minutos depois, o experiente jogador assustou de novo, quando Bruno Méndez foi tirar a bola e ela bateu em sua perna, indo para fora, perto do gol.
Após diversas tentativas de quebrar as linhas do adversário, o Corinthians sofreu uma nova finalização somente perto dos 30 minutos, quando Camilo, novamente, chutou de longa distância, próximo ao gol de Cássio. Pouco depois, foi a vez de Fernandinho finalizar de fora da área, com perigo.
Já partindo para o final da primeira etapa, os donos da casa seguiram dando espaço para chutes do Leão, quando Cássio pegou, sem rebote, chute colocado de Camilo. Fernandinho voltou a assustar pelo lado direito pouco depois.
Mesmo em momento menos propício, o Timão ampliou o marcador aos 45, quando Renato recebeu pela esquerda, carregou a bola, limpou e chutou com classe, no canto esquerdo de Muralha.
Cássio defende pênalti e Guedes define
No retorno do intervalo, nenhuma das equipes sofreu alterações. Antes dos dois minutos, Róger sofreu uma falta pelo lado esquerdo do ataque, cobrada por Renato e afastada pela zaga. Depois de alguns minutos de duelo morno, o Leão conseguiu uma falta, alçada na área, e Cássio atingiu o rosto de Luiz Otávio. O juiz marcou pênalti.
Na cobrança de Camilo, porém, o goleiro corintiano defendeu com os pés. Na sequência do lance, Giuliano recebeu pela direita, carregou a bola e cruzou rasteiro para Guedes, na outra ponta, que chegou finalizando e estufou as redes, no seu segundo gol da noite.
Depois disso, o Mirassol chegou em três oportunidades, com Fernandinho, Zé Roberto e Negueba, em alguns espaços dados pela defesa corintiana. Neste momento, algumas substituições já tinham sido feitas, com as entradas de Rafael Ramos e Paulinho, depois de Fausto e Du Queiroz. Aos 26 minutos, Gabriel acertou a trave.
A resposta veio em finalização de Adson, da entrada da área, que acabou espalmada por Muralha. Na sequência, o atacante foi substituído por Maycon, que voltou a jogar após cinco partidas. Já partindo para os 40 minutos, Gabriel levantou a bola para dentro da área em cobrança de falta, mas a defesa afastou o perigo.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 0 MIRASSOL
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 19 de fevereiro de 2023, domingo
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Anderson José de Moraes Coelho
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Cartões amarelos: Yuri Lima e Luiz Otávio (Mirassol); Cássio e Adson (Corinthians)
GOLS: Corinthians: Róger Guedes, aos nove minutos do 1ºT e aos 13 do 2ºT; Renato Augusto, aos 45 do 1ºT.
Público pagante: 36.928 pessoas
Público total: 37.104 pessoas
Renda: R$ 2.229.991,50
CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Rafael Ramos), Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto), Giuliano (Du Queiroz), Renato Augusto (Paulinho) e Adson (Maycon); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
MIRASSOL: Alex Muralha; Lucas Ramon, Thalisson, Luiz Otávio e Guilherme Biro; Yuri (Flávio), Danielzinho e Camilo (Gabriel); Fernandinho (Zé Mateus), Zé Roberto (Kauan) e Negueba. Técnico: Ricardo Catalá.
Fonte: Marina Bufon – São Paulo,SP | Gazeta Esportiva