Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, acontece, pela manhã, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, a cerimônia de posse dos deputados estaduais.
Os deputados eleitos vão assumir as vagas para atuar na 20ª Legislatura, com vigência entre 2023 e 2026.
Ao todo, 24 candidatos foram eleitos no dia dois de outubro de 2022 e diplomados pela Justiça Eleitoral no dia 15 de dezembro.
Após a posse, os parlamentares seguem para o Plenário das Deliberações onde vai acontecer a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para o biênio 2023/2025.
A apuração e divulgação do resultado ocorrem logo após a votação.
Apenas uma chapa foi registrada dentro do prazo para disputar o comando do Legislativo mato-grossense.
Ela é resultado de consenso dos 24 parlamentares e repete a dobradinha entre os deputados Eduardo Botelho, do União Brasil, como presidente da Casa de Leis e Max Russi, do PSB, como primeiro-secretário.
A deputada Janaina Riva, do MDB, também permanece no cargo de 1ª vice-presidente e o deputado Wilson Santos, do PSD, como 2º vice-presidente. Já o deputado petista Valdir Barranco, vai ocupar a 3º secretaria.
Os únicos novos na composição da Mesa são os deputados bolsonaristas Gilberto Cattani, do PL, e Valdir Moretto, do Republicanos, que vão ocupar a 3ª e 4ª secretarias, respectivamente.
Cattani, conseguiu vencer a queda de braço dentro da bancada do PL, e tirou seu colega Elizeu Nascimento da disputa por uma vaga na Mesa Diretora que vai comandar a Assembleia Legislativa nos próximos dois anos.