Ao decorrer do ano passado, o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), da Petrobras, encontrou mais de 30 mil animais mortos ou machucados espalhados pelo litoral brasileiro. A informação foi divulgada recentemente pela estatal.
Na lista, Santa Catarina aparece na primeira posição, com mais animais mortos ou machucados mapeados pelo projeto. Em 2022, foram mais de 10,9 mil nessas situações na costa catarinense. São Paulo (6,2 mil), Rio de Janeiro (5,1 mil) e Paraná (3,3 mil) surgem na sequência.
Consultora em biodiversidade da Petrobras, a bióloga Denise Rosário informa que os animais saudáveis não são contabilizados na pesquisa. De acordo com ela, que acompanha o projeto, cerca de 88% foram encontrados mortos.
“As chances de recuperação aumentam se eles forem levados aos centros de atendimento veterinário logo após serem encontrados” — Denise Rosário
Apesar disso, a bióloga afirma que o projeto consegue tratar e reabilitar animais machucados. “A colaboração da comunidade é muito importante porque as chances de recuperação aumentam se eles forem levados aos centros de atendimento veterinário logo após serem encontrados”, diz Denise.
Canal Rural
Editado por: Anderson Scardoelli.