Ícone do site Hora 1 MT Notícias

No México, Pivetta reafirma compromisso do Governo de Mato Grosso com a produção sustentável

Foto: Secom-MT

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou as ações do Estado para fomentar a produção sustentável de baixo carbono e o combate ao desmatamento ilegal dos últimos anos, no encontro mundial da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta, na cidade de Mérida, no México.

 

Ele participou do painel “Perspectivas de Liderança sobre Clima, Florestas, Comunidades e Governança”, junto com os governadores de Rondônia e Acre, além de gestores da Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Indonésia.

 

Na oportunidade Pivetta, destacou que Mato Grosso tem como pilares da política ambiental a produção, conservação e inclusão.

 

Ele apresentou o programa Carbono Neutro MT, que tem a meta de neutralizar as emissões até 2035.

 

Entre as ações que levarão a este resultado estão o combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, o fomento do manejo florestal sustentável de madeira nativa, a recuperação de pastagens e a integração lavoura-pecuária-floresta.

 

O vice governador lembrou que Mato Grosso investiu mais de 180 milhões reais, o equivalente a 35 milhões de dólares nos últimos quatro anos, no combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais.

 

Pivetta enfatizou que o Governo do Estado tem consciência de que a geração de valor real, a partir da floresta em pé, será uma grande virada nas políticas ambientais.

 

Mesmo sendo líder na produção de soja, milho, algodão, biodiesel e carne bovina, Mato Grosso preserva 62% do território.

 

Alcançou uma redução do desmatamento em 85% dos últimos 20 anos, juntamente com a redução das emissões de carbono. No último ano, conforme dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a redução chegou a 13,8%.

 

No evento, o Otaviano Pivetta assinou um documento de entendimento para intensificar a cooperação e fomentar a bioeconomia entre os estados, e uma carta de intenções coletiva para colaboração com a Câmara Empresarial da Amazônia dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile