Visando melhorar o fluxo de atendimento para as emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Central de Identificação de Lucas do Rio Verde vai distribuir, a partir de segunda-feira (13), senhas para atendimento por ordem de chegada. Quem já fez o agendamento pelo site pode buscar a unidade na data e horário marcado.
O departamento iniciou, na última semana, o sistema de agendamento pelo site para as emissões do CIN, tendo as vagas esgotadas poucas horas após lançado. Entretanto, desde então, muitas pessoas não compareceram no horário marcado, comprometendo a vaga oferecida para aquele momento na unidade.
Considerando isso, a Central de Identificação adotou uma nova medida, disponibilizando 20 senhas por dia para atendimento por ordem de chegada.
“Vamos organizar de forma a priorizar as pessoas já agendadas e a distribuição de senhas vem para tentar ocupar o espaço vago daqueles que não comparecem no horário marcado. Orientamos que quem agendou pelo site, precisa comparecer no dia e hora já agendados”, esclarece o coordenador de identificação, Lenoir Ferreira.
Em Lucas do Rio Verde, a adesão ao sistema do CIN será feita, prioritariamente, para os documentos com data de expedição acima de 10 anos. No caso de documento ilegível, esses serão analisados diretamente no departamento.
A orientação é para que apenas as pessoas que se enquadram nos critérios acima façam a nova carteira neste momento. O antigo modelo de RG, com essa mudança, passa a ter validade até 2032, sendo aceito como documento oficial.
No ato da solicitação, o CPF do solicitante precisa estar com a situação “regular” na Receita Federal. Confira o passo a passo de como consultar em: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/confira-como-regularizar-o-cpf-na-receita-federal-para-emitir-a-carteira-nacional-de-identificacao-11312.
Confira os documentos necessários para emissão:
OBRIGATÓRIOS (Documentos originais e legíveis)
– CPF
– Certidão de Nascimento
– Certidão de Casamento (se for o caso)
– Certidão de Casamento com Averbação (se for divorciado ou viúvo)
ESTRANGEIROS
– Certificado de Naturalização Brasileira
– Certificado de Igualdade Direitos e Deveres (para os cidadãos Portugueses)
OPCIONAIS
– PIS/PASEP/NIS
– Tipo sanguíneo e fator RG
– Cartão Nacional de Saúde (SUS)
– Título de Eleitor
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
– Certificado Militar
– Identidade Profissional
– Declaração de Comorbidade
– Nome social (Requerimento na Coordenadoria de Identificação)
Novo modelo
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.
Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.
O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.
A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital – que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.