Intercooperação beneficia cooperativas escolares luverdense

0
288
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Conhecimendo, Criatividade, Cidadania e Liderança são alguns dos lemas do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvimento em Lucas do Rio Verde em quatro escolas municipais, que tiveram agenda lotada de atividades nesta semana. O programa é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, junto ao Sicredi Ouro Verde.

Os alunos das escolas Olavo Bilac, Eça de Queirós, Cecílias Meireles e São Cristóvão participaram de programações como assessoria em contexto presencial na escola, além de oficinas com lideranças e associados das Cooperativas Escolares. As atividades foram realizadas no auditório da Sicredi Ouro Verde.

O encontro teve como objetivoconstruir estratégias para o desenvolvimento da cooperativa escolar na fase 2, que estimula a criatividade a partir da escuta com os associados. Essas estratégias fazem parte da finalidade educativa das associações de estudantes que desenvolvem atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.

“A educação de Lucas do Rio Verde é privilegiada pela oportunidade de levar para dentro das escolas os princípios de uma educação cooperativista, em que os alunos associados são os protagonistas. Isso é tudo que esses adolescentes necessitam neste mundo em que vivemos. Olhar pra o outro, trocar experiências e, o principal, acreditar no cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento sustentável, ético, justo e solidário de suas comunidades escolares”, ressaltou a professora e coordenadora local do programa Cooperativas Escolares, Natalia Gortz.

A semana foi de muito aprendizado e trocas de experiências durante a intercooperação, conforme explica a aluna Paola Santana, da escola São Cristóvão. “Esse é o momento de mostrar o que sabemos fazer de melhor, que é ajudar ao próximo com boas estratégias. Lá em São Cristóvão, nós estamos todos os dias aprendendo e ensinando através de cartazes, anúncios e na prática”, explica.