Lucas do Rio Verde debate fluxo migratório de estrangeiros com equipes técnicas da Assistência Social

0
249
Foto: Assistência Social e Habitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Centro de Pastoral dos Migrantes, de Cuiabá, realizaram, nesta semana, a 1ª Roda de Conversa sobre Migrantes. O evento envolveu as equipes técnicas da Assistência Social para discutir a realidade da vinda de estrangeiros à cidade.

Na ocasião, os participantes ouviram palestras on-line, informações e orientações sobre receptividade, regularização e qualidade de vida para a grande demanda de migrantes que chegam ao município luverdense.

Dentre as palestras, Paulo Sergio de Almeida, que atua na UNHCR ACNUR – Agência da Onu para Refugiados, apresentou dados importantes. A agência, que atua há 70 anos ajudando refugiados, mostrou que Lucas do Rio Verde é o segundo município de Mato Grosso que mais recebeu venezuelanos (570), em meados do ano de 2022 até fevereiro de 2023. Cuiabá é o primeiro, com 1.732 imigrantes, no mesmo período.

“São diversos os motivos que Lucas do Rio Verde recebe esses estrangeiros. Muitos acabam precisando dos serviços da Assistência Social. Portanto, é importante ouvirmos do Centro de Pastoral dos Migrantes as orientações para que nós tenhamos nossas dúvidas esclarecidas e consigamos, a partir daqui, fazer um trabalho melhor e levar ainda mais políticas públicas adequadas”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O evento também dialogou sobre realização de estudos e pesquisas sobre inserção social e econômica de pessoas refugiadas, além do apoio na criação de conselhos e comitês de políticas  para refugiados e migrantes e do desenho de políticas públicas voltadas a essa população. Fomento à inserção laboral de perfis específicos, como mulheres e jovens refugiados, e outros assuntos também foram debatidos.