Prefeitura de Lucas do Rio Verde forma a quinta turma de médicos residentes

0
240
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, nesta sexta-feira (03), a formatura da quinta turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Três médicos colaram grau e receberam a certificação de especialista.

A solenidade contou com homenagens, apresentação de música e com a presença de amigos e familiares dos formandos, servidores municipais, além da mesa de honra com a secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Daltro Figur, a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Drª. Jessika Cananarro, a presidente da Associação Médica Luverdense, Dra Ângela Sutter, e a supervisora de Atenção Básica, Glaucia Accordi.

O médico Gustavo Luiz Silva Campos é um dos profissionais que recebeu o título de especialista e comentou sobre o curso. “Lucas do Rio Verde mudou, e me mudou. Olha, eu até falo para muitas pessoas, virei realmente médico, antes a gente saía da faculdade um pouco enferrujado e aqui é o momento de se capacitar, sabemos muitas coisas, mas a vivência, a experiência, a prática eu adquiri aqui. Eu realmente me tornei um médico”, discorre especialista em Medicina de Família e Comunidade.

A secretária de Saúde enfatizou a preocupação da prefeitura em ofertar serviços de qualidade à toda população e o avanço na conquista do cargo de médico de família e comunidade com ênfase em precepctoria dentro de um concurso. “O desafio dos residentes, assim como todos os médicos da rede, é desempenhar um trabalho de prevenção nas unidades básicas de saúde com qualidade e atenção, e nos empenhamos muito para isso. Durante o ano passado nós tivemos um grande êxito para essa especialidade, que é ter o cargo no nosso plano de cargos e carreira e fizemos um concurso específico, para então sermos vistos com bons olhos no futuro deste programa. Essa é uma das preocupações, fixar os professores para que as próximas turmas saiam cada vez mais capacitadas”, pontuou Dra Fernanda.

Maria Fernanda Toledo Brandão é a única mulher a se formar da sua turma de residentes e falou sobre a experiência que vivenciou durante os dois anos de curso. “É um programa que tem muito a crescer em Lucas do Rio Verde. A gente consegue ajudar a população de várias formas através deste programa, um atendimento mais humanizado, mais centralizado na pessoa mesmo, voltado para as famílias, para a comunidade, e temos uma resolutividade muito grande, justamente por conta desse suporte e dessa aproximação com a população, aqui eu vi que o SUS acontece e é capaz. Durante a residência é tudo corrido, mas as experiências que tivemos no período da pandemia, o contato com várias áreas da saúde, muitos procedimentos nas unidades de saúde, visitas domiciliares valeram muito a pena”, salientou.

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade já está com mais uma turma em andamento com mais seis médicos e, na sequência, nos próximos dias, serão apresentados os profissionais que farão parte da nova etapa da especialização.